terça-feira, 16 de agosto de 2011

EUA lançam serviço em espanhol para checar status migratório


O governo dos Estados Unidos lançou nesta segunda-feira na internet o serviço em espanhol "Self Check E-Verify", que permite que os usuários verifiquem se podem trabalhar legalmente no país e indica como corrigir eventuais problemas com sua documentação.

O serviço em inglês do "Self Check E-Verify", iniciado em março, foi ampliado a outros 16 estados do país, segundo informou em comunicado o Escritório de Serviços de Imigração e Cidadania (Uscis, na sigla em inglês).

O programa oferece aos cidadãos um acesso "rápido e seguro" aos dados sobre sua elegibilidade antes que se candidatem a um emprego, explicou o diretor da Uscis, Alejandro Mayorkas.

"Ao oferecer o Self Check em espanhol e ampliar mais o serviço, a Uscis cumpre sua promessa de melhorar a eficiência e integridade do processo 'E-Verify' tanto para trabalhadores como para empregadores", acrescentou.

O programa funciona da mesma forma que aquele que as empresas utilizam para confirmar o status migratório de seus funcionários: todo trabalhador maior de 16 anos introduz seus dados no "E-Verify", que os compara com as bases de dados da Assistência Social e o Departamento de Segurança Nacional (DHS).

"O programa permitirá que as pessoas fiquem sabendo de algum erro ou divergência em seus arquivos e a partir daí poderão adotar as medidas para corrigi-los", disse Luz Figuereo, porta-voz da Uscis.

Segundo Figuereo, até 6 de agosto 281.172 empresas se inscreveram no "E-Verify", que em seu conjunto representa 930.933 locais de trabalho de todo o país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário