terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dez coisas que você precisa saber sobre as mudanças anunciadas por Obama em relação às deportações


Mudanças na imigração trazem um alívio, mas tem que ficar atento


No dia 18 de agosto a administração do Presidente Obama, anunciou mudanças que poderão beneficiar imigrantes, que estão em processo de deportação. Infelizmente isto não é uma anistia, mas devemos ser otimistas e trabalhar em solidariedade em prol uma reforma imigratória.

A seguir algumas informações que esclarecerão este novo anúncio:

1-Todos os 300 mil casos atualmente em processo de deportação serão revistos por altos funcionários do DHS. Os juízes de imigração e advogados do ICE também irão rever seus casos em uma base diária e semanal para ter certeza de que qualquer caso que vai à frente é consistente com prioridade de acordo com as novas regras do DHS.

2- O anúncio é somente sobre casos de deportação. Este anúncio é uma tentativa de “desobstruir” o número alto de casos de deportações, removendo os que têm “baixa prioridade” a fim de se concentrar em indivíduos que tenham antecedentes criminal.

3- “Alta prioridade” inclui indivíduos que representam uma séria ameaça à segurança nacional, são criminosos graves e reincidentes, membros de gangues, ou ter um registro de violações de imigração repetido, mas não estão limitados somente a tal critério.

4- “Baixa-prioridade” inclui indivíduos como tal veteranos; residentes legais; estudantes e outros trazidos para os EUA como crianças; mulheres grávidas; vítimas de outros crimes graves e violência doméstica, e cônjuges, incluindo LGBT. Mas não estão limitados somente a tal critério.

5- Indivíduos em processo de deportação que são considerados “prioridade baixa” vai receber uma carta do DHS afirmando que o seu caso foi cancelado.

6- Aqueles cujo processo de deportação for cancelado, podem aplicar para um programa de autorização de trabalho. Decisões sobre autorizações de trabalho serão analisada caso a caso.

7- Imigrantes indocumentados que não estão em processo de deportação não podem aplicar para autorização de trabalho.

8- Os indivíduos não devem tentar se colocar em processo de deportação, a fim de solicitar uma autorização de trabalho.

9- Essas mudanças não beneficiam os imigrantes indocumentados que não estão em processo de deportação

10- O anúncio não altera programas como Comunidades Seguras e programa 287g. Isto não é anistia. Esta é uma mudança processual na implementação de políticas de execução da DHS para atingir somente aqueles que representam sérias ameaças para os EUA e aqueles com longos registros criminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário