terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gregos constroem vedação na fronteira com os turcos para reduzir imigração


O governo grego anunciou hoje que vai construir uma vedação de arame farpado na fronteira com a Turquia, para reduzir o fluxo migratório.
A construção vai ser cofinanciada com fundos da União Europeia (UE), através de uma verba de 5,5 milhões de euros, explicou um dos responsáveis pela obra, acrescentando que deverá começar durante o mês de setembro.

A vedação, que terá 10,3 quilómetros de comprimento e uma altura até três metros, será construída em Kastanies, uma zona fronteiriça com a Turquia, utilizada por muitos imigrantes que pretendem atravessar o rio Evros, que separa os dois países, indicou o Ministério grego de Protecção do Cidadão, em comunicado.

A fronteira terrestre entre a Grécia e a Turquia, com cerca de 150 quilómetros de extensão, tornou-se o principal ponto de entrada de imigrantes sem documentação na UE, registando quase metade das entradas ilegais detetadas.

Quando a Grécia manifestou em janeiro a intenção de construir esta cerca, a Turquia não se opôs ao projeto, mas a UE mostrou reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário