domingo, 22 de maio de 2011

Importação de mão de obra

Nos próximos anos, o Brasil passará por uma escassez de mão de obra de engenheiros. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), se a economia brasileira apresentar crescimento médio de 3,5% ao ano, o estoque de profissionais não será suficiente para atender a demanda já em 2015. Somente em 2010 o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de aproximadamente 6%.

Atualmente, o Brasil forma de 30 a 35 mil engenheiros por ano, mas a demanda é de 60 mil. A solução para atender o número de projetos do país, tem sido a contratação de estrangeiros. De acordo com a Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (CGIg-MTE), o número de profissionais estrangeiros no país tem crescido consideravelmente. No primeiro semestre de 2010, foram concedidos 22.188 vistos de trabalho, no mesmo período de 2009, 18.669.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES), Luis Fiorotti, diz que com a carência de mão de obra para execução dos futuros projetos, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, pré-sal e o boom imobiliário, a chegada de engenheiros estrangeiros ao Brasil crescerá a cada ano. “O setor não estava preparado para este crescimento, por isso teremos que recorrer à contratação de estrangeiros. No entanto, há muitos profissionais brasileiros formados que não trabalham na área, se estes profissionais passassem por uma atualização, a demanda poderia ser suprida por profissionais locais”, afirma Fiorotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário