quarta-feira, 18 de maio de 2011

Encontrados no México 513 migantes latino-americanos e asiáticos


Um grupo de 513 imigrantes da América Latina e da Ásia foi encontrado, esta terça-feira, pela polícia viajando em "condições subumanas" em dois caminhões em Chiapas (sudeste), na maior captura de imigrantes ilegais do México, informou a promotoria local.

Os 513 imigrantes "viajavam em condições desumanas no interior de dois caminhões de carga, com destino aos Estados Unidos", informou a promotoria, em um comunicado.

Os caminhões foram parados pela polícia na madrugada de terça-feira, em um dos acessos a Tuxtla Gutiérrez, capital de Chiapas, na fronteira com a Guatemala.

No interior dos veículos foram encontrados, escondidos, os imigrantes, a grande maioria (410) procedente da Guatemala. Os demais vinham de El Salvador, Honduras, Equador, República Dominicana, Equador, Nepal, Índia e Japão.

"Trata-se do maior resgate de imigrantes que viajavam em condições subumanas" no México, comentou à AFP um porta-voz da promotoria de Chiapas.

Segundo os primeiros interrogatórios, cada um pagou 7.000 dólares para ser levado até a fronteira com os Estados Unidos, acrescentou a promotoria.

Os imigrantes foram descobertos por equipamentos de raios-X usados para controlar o tráfico de pessoas, segundo o relato oficial. Os motoristas, ambos de nacionalidade mexicana, tentaram fugir quando os policiais pediram para que parassem, mas foram alcançados e detidos.

Em um primeiro caminhão, viajavam 273 pessoas: 199 da Guatemala, 28 de El Salvador, 26 do Equador, 12 da Índia, 6 do Nepal, 1 de Honduras e 1 da República Dominicana. No outro veículo estavam escondidos 240 imigrantes: 211 de Guatemala, 19 de El Salvador, 6 do Equador, 3 da China e 1 do Japão.

Os imigrantes foram levados às instalações da promotoria para receber alimentos, cuidados médicos, atendimento jurídico e psicológico.

Segundo estimativas oficiais, 500.000 pessoas, a maioria centro-americana, tentam todos os anos cruzar o México para chegar aos Estados Unidos. Muitos viajam nos tetos de trens de carga ou escondidos em caminhonetes e ônibus.

A travessia é muito perigosa, também, por causa dos roubos, extorsões, sequestros e assassinatos praticados por criminosos, às vezes com a cumplicidade de policiais e outras autoridades, segundo denúncias de organizações de direitos humanos.

Grupos de tráfico de drogas, como Los Zetas, sequestram e praticam extorsão contra migrantes como fonte alternativa de renda.

Em abril, foram encontradas 40 fossas com 183 corpos em San Fernando, povoado de Tamaulipas a 160 km da fronteira com os Estados Unidos. Até agora, só foram identificados três, entre os quais um guatemalteco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário