quarta-feira, 25 de maio de 2011

CALDERÓN PROMULGA LEI DE IMIGRAÇÃO


O presidente mexicano, Felipe Calderón, promulgou hoje a Lei de Migração e advertiu que os imigrantes continuarão "em risco" de serem abusados por criminosos enquanto os Estados Unidos não estabelecerem um marco legal sobre o assunto.

A nova lei acaba com o pretexto de divisão de responsabilidades e exige que toda forma de autoridade coopere com os esforços de proteção migratória, explicou Calderón.

Segundo o presidente, trata-se de um instrumento que atende às demandas de segurança "de forma integral e que reflete o melhor da tradição hospitaleira do México, que sempre tem sido um país generoso com aqueles que precisam de proteção".

O mandatário acrescentou que essa é uma lei que privilegia o respeito aos direitos humanos e parte da dignidade humana do imigrante, independente de sua nacionalidade.

Ao tentar cruzar a fronteira do México a fim de chegar aos Estados Unidos e conseguir uma melhor qualidade de vida, muitos imigrantes ilegais acabam caindo nas mãos de narcotraficantes e sendo vítimas de violência.

Em Tamaulipas,183 pessoas já foram encontradas mortas em 40 fossas clandestinas no último mês. Acredita-se que ao menos 130 destas pessoas sejam imigrantes ilegais que seguiam para os Estados Unidos e foram vítimas do cartel Los Zetas.

Esses não são os primeiros casos registrados de grandes números de corpos de estrangeiros encontrados pela polícia. Em agosto do ano passado, foram achados os restos mortais de 72 imigrantes em uma vala comum na região de San Fernando, no mesmo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário