Tripoli - Vários membros de organizações de imigrantes africanos, militantes associativos, sindicalistas e intelectuais da diáspora africana na Europa vão participar, de 15 a 18 de Janeiro de 2011, em Tripoli na Conferência Histórica dos Imigrantes Africanos, que visa criar estruturas de enquadramento dos imigrantes do continente, unir a sua voz e assegurar-lhe uma vida digna.
Iniciado pelo Fórum das Organizações Árabo-Africanas, o encontro tem como objectivo a criação duma Federação dos Imigrantes Africanos que servirá de protecção jurídica para os imigrantes africanos.
Participaram na reunião entre 300 e 400 delegados em representação de diferentes organizações da sociedade civil das comunidades africanas na Europa e parceiros diversos como a União Africana, a União Europeia, as Nações Unidas e a Organização Internacional para a Imigração.
A conferência visa igualmente desenvolver uma fórmula e mecanismos para estudar a situação dos imigrantes, identificar os problemas e as dificuldades aos quais eles fazem face, formação de comissões especializadas destinadas a velar pela condição das mulheres e da criança africana imigradas.
A propositura de procedimentos e soluções susceptíveis de assegurar com dignidade o regresso a África dos que desejam fazê-lo figuram igualmente entre os objectivos de conferência.
A reunião visa igualmente criar comités mistos que agrupam imigrados africanos, as Nações Unidas, a União Africana, a União Europeia e as instituições internacionais para coordenar a aplicação das recomendações que serão adotadas no termo desta conferência.
Os participantes abordarão quatro temas principais, designadamente, "os Imigrantes Africanos na Europa : Os Seus Direitos e Responsabilidades", " As Condições de Vida dos Imigrantes Africanos e as suas Aspirações", "A Emigração Clandestina e os seus Esforços no Desenvolvimento em África", e « Muammar Kadhafi: 50 anos de Trabalho e de Luta Forte em África".
Nenhum comentário:
Postar um comentário