domingo, 16 de janeiro de 2011

Expulsos mais de 12 mil imigrantes ilegais

De Janeiro a Dezembro de 2010, o Serviço de Migração Estrangeiro (SME) expulsou do território angolano um total de 12.949 estrangeiros em situação ilegal, deu a conhecer o director da instituição, Freitas Neto.
Entre os dias 18 a 24 de Dezembro do mesmo ano foram expulsos 999 estrangeiros e detidos 117 outros, no âmbito do combate à imigração ilegal.
Segundo o director do SME, os cidadãos expulsos do território angolano são imigrantes ilegais e quando os órgãos competentes da instituição autuam não importa a nacionalidade do visado.
Freitas Neto respondia dessa forma à questão colocada por um jornalista que aludia ao facto de serem expulsos apenas cidadãos africanos, quando o país regista a entrada e permanência ilegal de cidadãos europeus, americanos e asiáticos.
“Nós expulsamos imigrantes ilegais, não importa de que latitude eles procedem. Agora, acontece que nós somos invadidos maioritariamente por africanos. Quando eu digo que no espaço de 18 a 24 de Dezembro nós expulsámos 999 estrangeiros, 741 eram africanos e todos travados na Lunda Norte” Em função dos números avançado, o director geral do SME adiantou que se a maioria dos invasores ou dos imigrantes ilegais são africanos, “claro que a nossa resposta vai fazendo menção de maneira subjacente a um número de africanos”.
“Não estou dizer com isto que não haja cidadãos de outras latitudes, portugueses nomeadamente, em situação migratória ilegal no país.
Há sim muitos, até com a conivência de alguns funcionários corruptos da nossa instituição”, esclareceu Freitas Neto, empossado no cargo em Dezembro último.
De acordo com suas palavras, a instituição que dirige está a afinar os mecanismos de gestão e controlo da permanência de estrangeiros.
CRESCE MOVIMENTO MIGRATÓRIO
De 18 a 24 de Dezembro de 2010, o SME registou a entrada de 7.402 cidadãos nacionais e a saída de outros 3.718. O movimento de estrangeiros foi de 9.630 entradas e saída de 22.375.
No país há o registo de uma população estrangeira estimada em 368 mil 240 e 10.887 refugiados.
Durante o ano de 2010, os SME realizaram 740.098 actos para estrangeiros, 137.930 actos para nacionais, foram emitidos 97. 629 passaportes e “estamos com uma solução de emissão de documentos de viagem, entre Passaportes e Salvo Conduto, na ordem dos 900 passaportes por dia”.
DESCENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇO
A descentralização dos seus serviços é principal prioridade para o Serviço de Migração Estrangeiro para o ano de 2011.
Em 2010 foram abertos quatro postos de atendimento, nomeadamente, na Samba, no Kassequel, no Valódia e em Viana.
Em Janeiro de 2011, o director do SME garante a abertura de um posto no Cazenga, devendo a actividade estender-se a outros municípios de Luanda, em função da densidade populacional e em função da procura dos seus serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário