quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Acordo entre MJ e Acnur reforça políticas de assistência e integração de refugiados no Brasil

O Ministério da Justiça e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) firmaram parceria que permitirá desenvolver ações conjuntas de proteção internacional e integração de refugiados e apátridas no Brasil. Essas ações serão planejadas pelo Grupo de Articulação e Cooperação (GAC), criado por meio de um acordo de cooperação e fortalecimento institucional firmado entre o secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, e o representante do ACNUR no Brasil, Agni Castro-Pita. 
O texto do acordo foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15). MJ e Acnur trabalharão no planejamento de ações articuladas e de apoio à acolhida, proteção, assistência, integração, comunicação e sensibilização, abrangendo também os solicitantes de refúgio e pessoas do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário. 
"O Brasil tem exercido, no cenário internacional, um papel protagonista e inovador quanto ao tema de imigração e refúgio. Esse acordo vem em um momento adequado para uma etapa que tem como foco o reforço das políticas de integração dos refugiados à nossa sociedade", afirma Beto Vasconcelos. 
“Queremos estabelecer uma estratégia de integração local no marco da Convenção da ONU de 1951 sobre Refugiados, da Lei Brasileira de Refúgio e do recém aprovado Plano de Ação do Brasil, válido para toda a América Latina e Caribe”, ressaltou o representante interino do ACNUR, Agni Castro Pita. 
Outros objetivos da cooperação são o aprimoramento de metodologias e técnicas de análise e processamento de diferentes dados e indicadores, avaliação de cenários e desenvolvimento de novas abordagens de financiamento. Também estão previstas estratégias de monitoramento e execução das metas estabelecidas pelo Plano de Ação do Brasil – aprovado em dezembro de 2014 por 28 países e três territórios da América Latina e Caribe, com ações para a década 2015-2025. 
Contribuição ao Acnur – Em dezembro de 2015, o Ministério da Justiça – por meio da Secretaria Nacional de Justiça –  efetuou uma contribuição ao Acnur no valor de R$ 5 milhões (cerca de US$ 1,3 milhão).
O repasse dos recursos do MJ foi feito em parceria com a Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFOME) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). 
"Essas duas ações demonstram claramente o engajamento do Brasil em contribuir para o arrefecimento da pior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial, e também garantir uma política nacional de refúgio moderna, inovadora e eficaz", diz Vasconcelos.

 Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário