terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

São Paulo realiza plenária para o Fórum Social Mundial de Migrações

Movimentos sociais e convocam os interessados a participar, no próximo dia 20, da plenária de organização do VII Fórum Social Mundial de Migrações, que discutirá alternativas para a atual crise migratória e maneiras mais efetivas de garantir direitos dos migrantes. O Fórum ocorrerá em São Paulo neste ano, ainda sem data definida.
Durante a plenária serão discutidas propostas e estratégias para a construção do Fórum. O debate será aberto a todos os interessados, basta se inscrever pelo e-mail contato.fsmm2016@gmail.com. Quem não puder participar, pode acompanhar pela TV Perseu Abramo, que fará a transmissão.
O tema central do Fórum será “Migrantes: Construindo Alternativas Frente à Desordem e à Crise Global do Capital”. “Condenamos de maneira enérgica a crítica e injusta situação pela qual atravessam milhões de migrantes que são forçados a se deslocar de seus locais de origem para escapar de guerras e crises econômicas, a incerteza de não terem um futuro para si próprios e suas famílias”, destaca o pronunciamento oficial da equipe de organização do evento.
O Fórum Social Mundial das Migrações é um desdobramento do Fórum Social Mundial (FSM). O evento temático ocorreu pela primeira vez em 2005, em Porto Alegre. Na sequência, foi organizado em Madrid, na Espanha, em Quito, no Equador, Manila, nas Filipinas, e Johanesburgo, Na África do Sul.
A escolha de São Paulo como cidade sede foi anunciada em setembro do ano passado, durante uma reunião do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de Migrações, que ocorreu na cidade e reuniu representantes de 22 países.
“O Fórum significa um reconhecimento à luta de muitos anos das forças sociais na cidade, sobretudo dos imigrantes que vão assumindo cada vez mais protagonismo. Acredito que os e as migrantes serão os principais atores deste processo”, disse o coordenador de políticas para imigrantes da Prefeitura de São Paulo e integrante do comitê organizador do Fórum, Paulo Illes, na época do anúncio ao blog MigraMundo.
Serviço
O que? Plenária de organização do Fórum Social Mundial de Migrações
Quando? 20 de fevereiro, às 19h
Onde? Universidade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843)
Mais informações pelo telefone (11) 2384-2275
Sul 21
Miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário