quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Roraima : Prefeitura sugere melhorias no atendimento à estrangeiros durante Reunião de Fronteira

Saúde, educação e cultura foram algum dos assuntos discutidos na V Reunião do Comitê de Fronteira Brasil-Guiana, um evento organizado pelo Ministério das Relações Exteriores. A prefeitura de Boa Vista teve representação ativa neste encontro. O secretário municipal de saúde, Rodrigo Jucá, levou ao evento questões como o atendimento de estrangeiros nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista.

Participaram da reunião: representantes da República Cooperativista da Guiana; dos Ministérios do Trabalho, Emprego e Previdência; da Agência Nacional de Transportes Terrestres, além da representação dos ministérios dos dois países: Ministério da Saúde, da Educação e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No total, nove eixos foram discutidos entre os países: saúde, educação, saúde vegetal, transporte, temas indígenas, temas consulares, violência contra a mulher, recursos hídricos e cultura. Num primeiro momento do encontro, a sociedade civil também pode participar, fazendo pergunta aos representantes. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foi um dos temas questionados.

Para discutir temas de forma específica, os representantes iniciaram reuniões setoriais. No caso da saúde, o secretário municipal de saúde, Rodrigo Jucá, sugeriu a autorização da emissão do cartão SUS para estrangeiros, pelo menos nas cidades fronteiriças, o suporte do consulado guianense no Hospital da Criança Santo Antônio e a inspeção sanitária em relação à saúde.

“Boa Vista é a cidade que tem melhor estrutura para ofertar atendimento médico aos estrangeiros que ficam mais próximos da nossa fronteira. Esses atendimentos são recorrentes, principalmente no Hospital da Criança, e espero que o Ministério da Saúde possa custear esse serviço. O encontro foi muito proveitoso, podemos informar aos representantes como estamos prestando esse serviço e um momento de propor melhorias”, disse o secretário.

O representante do Ministério de Relações Exteriores, Paulo Azevedo, explicou que após o encontro será elaborado uma ata com todos os assuntos discutidos e as informações colhidas serão direcionadas para cada ministério para conhecimento do Governo Federal. “Acredito que esse encontro foi o momento para propor melhorias tanto do lado brasileiro quanto do lado guianense. Acredito que assim vamos compreender o que acontece na fronteira, quais os problemas e como podemos solucionar”, disse.

A embaixadora e secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores da República Cooperativista da Guiana, Audrey Wedell, também esteve na reunião e disse que os representantes foram preparados para debater assuntos de interesse no país. “Viemos com uma grande equipe para discutir assuntos que tenham como objetivo melhorar a vida do nosso povo. Todas as decisões aqui tomadas devem ter reflexo neles”, destacou.

Roraima em Foco
Simeão Wanderley


Nenhum comentário:

Postar um comentário