sábado, 20 de fevereiro de 2016

Decreto paraguaio determina que polícia trate bem aos estrangeiros


Um decreto da Polícia Nacional do Paraguai em Alto Paraná, estado paraguaio vizinho ao Paraná, determina que policiais passem a tratar melhor os turistas estrangeiros que visitam o país. O objetivo é reduzir os casos de extorsão e os frequentes pedidos de propina. Com a resolução, os agentes ficam proibidos, por exemplo, de reter indevidamente os visitantes e seus veículos. Muitos destes casos nem chegam a ser denunciados pelas vítimas por medo de algum tipo de retaliação.
A decisão publicada na segunda-feira (15) foi tomada após pressão feita por comerciantes e empresários ligados ao turismo em Ciudad del Este, conhecido destino de compras de brasileiros que visitam a região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Segundo o empresário brasileiro Eugênio Costa, que vive a 20 anos no país vizinho, a ação ilegal dos policiais prejudica a imagem do país e afasta os turistas.
O chefe de relações públicas da Polícia Nacional no estado, Augusto Aníbal Lima, admite que existem várias denúncias de abusos policias. “Agora, os agentes poderão pedir os documentos, por exemplo, mas têm a obrigação de dar a necessária garantia para a entrada e permanência dos estrangeiros, sem qualquer tipo de inconveniente aqui no Paraguai”, aponta.
Jorge Griebeler, empresário que tem uma loja de departamentos no centro de importados de Ciudad del Este, acredita que a medida pode estimular os turistas a cruzarem de carro a fronteira sem risco de terem algum problema por conta da atitude dos agentes.
O comércio de importados tem sofrido seguidas quedas, muitas vezes motivadas pela alta do dólar, que acaba desestimulando os compradores, e da sensação de falta de segurança. Em alguns casos, a redução no volume de vendas chega a 40%, apontam alguns comerciantes.
G1
Fonte Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário