sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Semtrad participa de oficina visando Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio

A COMIGRAR – Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio, a ser realizada em março de 2014, na cidade de São Paulo, pretende reunir migrantes, profissionais, estudiosos, servidores públicos e representações diversas que vivenciam a realidade da migração, para uma reflexão e elaboração coletiva de propostas para a Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.
O evento é coordenado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça e o Departamento de Estrangeiros (DEEST), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério das Relações Exteriores, e com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Trata-se de uma iniciativa governamental sobre a questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória.
O processo de implementação da I COMIGRAR prevê a realização de eventos preparatórios e de mobilização dos atores locais que convivem com diferentes enfoques da temática migratória, um deles foi realizado no auditório da ManausPrev.
Ao lado de Jana Macedo do Ministério da Justiça, o secretário da Semtrad, Guto Rodrigues, participou da oficina preparatória de mobilização para o encontro nacional. Na abertura, Guto, hipotecou apoio à iniciativa.
“Tais eventos serão oportunidades para promover a reflexão e o fortalecimento institucional de parceiros governamentais e não-governamentais, além do engajamento de migrantes e representantes da sociedade no diálogo em torno dos temas migratórios, isso é importante frisar até porque é um processo participativo”, disse o secretário do Trabalho.


: Michelangelo Botto

Nenhum comentário:

Postar um comentário