segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FELIZES OS QUE LUTAM PELA JUSTIÇA, NA PARTILHA ANUNCIANDO A PAZ

Enquanto que Governos e expoentes  capitalistas vivem a crise de sua própria contradição interna, a da concentração cada vez mais de capitais e riquezas e a exclusão e o descarte dos trabalhadores e que  por sua essência egoísta não  a reconhecem e não assumem suas consequência. Por outro lado vemos homens e mulheres como Nelson Mandela, O Papa Francisco... Instituições e Pastorais, grupos e comunidades...que acreditam num mundo novo, necessário e possível sem violência com base na partilha, na justiça e na participação democrática.
Neste contexto e com este sentido a Universidade Candido Mendes e o Centro Alceu Amoroso Lima para a liberdade do Rio de Janeiro na comemoração dos seus 30 anos de história no dia 11 de Dezembro homenagearam a DOM DEMÉTRIO VALENTINI, PE. PAOLO DALL’OGLIO E RONALDO SCHAEFFER pela suas lutas de compromisso com a vida sem violência.
Parabéns a todos. Representante do SPM (Serviço Pastoral do Migrante) quero agradecer a todos mas de modo especial a Dom Demétrio que além de seus inúmeros compromissos como bispo e como pastor esteve acompanhando o SPM na gestão anterior e sempre foi um grande animador e um verdadeiro amigo da Pastoral Migratória  e dos migrantes.

Dom Demétrio num gesto de grandeza afirmou que o prêmio foi mérito do trabalho de muita gente. Ele doou o prêmio a Cáritas para ajudar no combate a fome.
O jovem Ronaldo também manifestou sua gratidão afirmando que o prêmio foi fruto de uma longa caminhada e de muitos jovens que acreditam no futuro e em suas capacidades e por isso lutam e vão continuar sua caminhada para que os direitos cheguem a todos, os serviços sociais e os espaços urbanos não sejam privatizados, mas garantia de cidadania.
O Pe. Paolo depois de sua luta de diálogo e comunhão junto ao mundo Muçulmano, Judeu e Cristão acreditando na paz e num mundo sem armas está desaparecido e todos esperamos revê-lo.
Obrigado Dom Demétrio pela sua vida, pelo seu gesto e pelo seu testemunho profético que a todos nos ajuda e que através de sua vida e história de amor ao próximo nos ensina e nos anima a continuar tuas pegada para que o mundo sejam cada vez mais humano, mais justo e mais solidário. Estamos juntos na mesma luta.
Obrigado Ronaldo e Pe. Paolo pela vossa vida, pela fé e pela luta contra a injustiça e a guerra e que o vosso exemplo sirva para muita gente se fortalecer na caminhada e acreditar que quando acreditamos tudo é possível. Que através de um gesto simples e pequeno como foi a luta pelo não aumento dos 20 centavos e o reconhecimento da beleza e da riqueza dos mundos diferentes entre o Cristão, o Judeu e o Muçulmano é o fundamento seguro para um verdadeiro diálogo e a construção de um mundo fraterno. Estamos junto com vocês nesta luta e que o Deus da vida nos confirme a todos neste caminho. 
Ao Centro Alceu Amoroso Lima para a liberdade queremos agradecer por este gesto solidário, significativo e de grandeza confirmando a  vida e a paz para um mundo sem violência. Parabéns pelo 30 anos de história pela liberdade. Que seu fundador Alceu Amoroso Lima continue vivo e presente entre nós para sempre.

Padre Mario Geremias CS.               

Missionário Scalabriniano e Membro da Colegiada Nacional do SPM – Serviço Pastoral do Migrante





Nenhum comentário:

Postar um comentário