segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Grã-Bretanha considera limite de 75.000 imigrantes por ano

A Grã-Bretanha está a considerar limitar o número de imigrantes europeus a 75.000 pessoas por ano, noticia hoje o The Sunday Times, citando um relatório do governo ao qual teve acesso.

O documento do Ministério do Interior sugere que a imigração da União Europeia para a Grã-Bretanha poderia ser reduzida em 30.000 em relação aos atuais 106.000 por ano.
Alegadamente, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, quer fixar os números da imigração abaixo dos 100.000, e agitar as relações com Bruxelas, primeiro ao negociar um novo acordo sobre as relações com a União Europeia (UE) e depois ao realizar um referendo, em 2017, sobre a permanência da Grã-Bretanha no bloco europeu.
O documento sobre os princípios da livre circulação de pessoas sugere que os trabalhadores altamente qualificados de países como a Alemanha e Holanda poderiam apenas ir para a Grã-Bretanha com uma oferta de trabalho.
Por outro lado, os trabalhadores menos qualificados poderiam apenas mudar-se para a Grã-Bretanha em caso de falta de mão-de-obra de nacionais, escreve o The Sunday Times, citado pela AFP.
O relatório vem a público semanas antes do levantamento das restrições de circulação aos trabalhadores da Bulgária e Roménia, países que aderiram à UE em 2007, a partir de 01 de janeiro.
Cameron disse na quinta-feira que seriam necessários controlos mais rígidos sobre a liberdade de circulação no seio da União Europeia no futuro e sugeriu uma restrição baseada no Produto Interno Bruto (PIB).
"Quando outros países aderem à União Europeia devemos insistir em transições mais longas e talvez até mesmo dizer que até que o país alcance uma participação adequada da média europeia do PIB não pode ter liberdade de circulação", afirmou.
Cameron justificou com os movimentos migratórios de outros países. "A razão para isso é que se olharmos para a migração entre Grã-Bretanha e a Alemanha ou entre a França e a Alemanha, países com PIB semelhantes, os movimentos são muito equilibrados", disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário