segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mais de 40 imigrantes ilegais resgatados quando tentavam chegar à costa espanhola


Quarenta e seis imigrantes originários do Magrebe, no noroeste da África, incluindo três mulheres, foram resgatados na madrugada deste sábado perto da costa espanhola, onde tentavam chegar a bordo de quatro barcos, conhecidos em Espanha como pateras, informaram as autoridades.
Apesar do perigo da travessia, muitos africanos tentam a sorte ao partirem da costa do continente em barcos frágeis em direcção a Espanha, fazendo do país uma das portas de entrada de imigrantes ilegais na Europa.
"Três pateras foram interceptadas de madrugada, a 24 milhas de Cabo de Palos: dois dos barcos transportavam 11 pessoas cada, e num terceiro vinham 13", disse à AFP um porta-voz da representação do Governo espanhol na região de Murcia, no leste do país.
Cerca de 600 quilómetros a oeste, no Estreito de Gibraltar, foi localizado outro barco pequeno com 11 adultos, relatou um porta-voz do Serviço de Resgate Marítimo. "São oito homens e três mulheres, todos da África subsariana", disse.
Na sexta-feira, outro barco havia sido resgatado na mesma área, no sul da Península Ibérica. Na embarcação viajavam nove homens, três mulheres e um bebé também provenientes daquela região africana.
De acordo com os serviços de resgate marítimo, entre dia 1 de Janeiro e 16 de Setembro, 1396 pessoas foram resgatadas quando tentavam chegar à costa espanhola, um número ligeiramente inferior ao registrado no mesmo período de 2012, então foram 1709.

 Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário