quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

No dia Internacional dos Migrantes :MIGRAÇÃO E DIREITOS: Utopia para o Bem Viver!

As migrações atuais constituem o maior movimento de pessoas de todos os tempos, envolvendo cerca de duzentos e quarenta milhões de seres humanos (ONU, 2013). Elas tornam-se cada vez mais complexas do ponto de vista social, cultural, político, religioso, econômico e pastoral. “Milhões de pessoas migram, ou se veem forçadas a migrar dentro e fora de seus países. As causas são diversas e estão relacionadas à situação econômica, às várias formas de violência, à pobreza à falta de oportunidades para a pesquisa e o desenvolvimento profissional” (DA.73). Têm a ver com as mudanças ambientais (enchentes, secas, tsunamis, maremotos, terremotos, etc.), a busca por trabalho e a globalização. Entretanto, “esta abriu os mercados, mas não as fronteiras. Derrubou os limites para a livre circulação do capital, mas não para a livre circulação das pessoas” (EM. 4).
         Quantos migrantes sofrem algum tipo de violência, de abandono e de exploração, medo, solidão, rejeição e discriminação? Quantos são vítimas de exploração, violência sexual, trafico, abuso de autoridades, de policiais e de funcionários corruptos. Outros adoecem por excesso de trabalho. Quantos estão presos? Quantos jovens se escondem nas drogas e na violência? Outros acabam como refugiados e sem dignidade. Quantos migrantes são explorados e escravizados no agronegócio, nas grandes obras, empresas e mega eventos? Quanta dor e sofrimento carregam os retornados e deportados devido às fronteiras militarizadas e a falta de documento? E os que se encontram deprimidos, com dificuldade de reintegração social em seus lugares de origem? Quantas famílias se dividem e se desestruturam por falta de apoio? Que triste ver a migração silenciosa e invisibilizada dos povos indígenas empurrados para o fundo das matas pelo avanço do capital. “Essa situação precária de tantos migrantes, que deveria provocar a solidariedade de todos, causa, ao contrário, temores e o medo de muitos, que os olham como um peso, ou como suspeitos e os consideram uma ameaça, com manifestações de intolerância, de xenofobia e de racismo”(DA. 377).
         Mas, há um gesto iluminador que pode nos orientar como pastoral, Igreja e sociedade. Trata-se do encontro que o Papa Francisco teve com os migrantes e refugiados em Lampedusa – Itália: “Peçamos ao Senhor a graça de chorar pela nossa indiferença, pela crueldade que reina no mundo, em nós, e naqueles que tomam decisões sócio econômicas, que abrem estradas para dramas como estes. Peçamos perdão pela indiferença com tantos irmãos e irmãs; pelos acomodados, fechados em seus corações anestesiados; perdão por aqueles que, por causa das suas decisões, em nível mundial, criaram situações que se concluem com estes dramas” (Papa Francisco – Julho/2013).
         Nesse sentido, há que se reconhecer os migrantes como protagonistas da historia. A despeito das violências sofridas, eles representam um caminho novo para a humanidade e nos chamam à convivência intercultural; animam-nos a derrubar as barreiras do etnocentrismo e a construir a utopia da vida social justa e harmoniosa. Quanta riqueza os migrantes levam aos países e às comunidades com as suas culturas, arte e criatividades, linguagens, devoções, resistências e fé na vida! Neste sentido a migração é como terra fértil para brotar o diálogo e a acolhida.       
         O Brasil nasceu, cresceu e se fortaleceu com a presença dos migrantes internos e de outros países. Portanto, é nosso dever histórico nos sintonizar com o Marco Jurídico Internacional dos Direitos Humanos e com uma política migratória que salvaguarde a condição humana dos migrantes independentemente do seu status jurídico, se documentado ou não, criando condições reais e acessíveis aos direitos de cidadania. Não podemos naturalizar a exploração, o preconceito, o medo e a exclusão do migrante por causa da falsa mentalidade que só o concebe como força de trabalho, ou como inimigo que coloca em risco a segurança do país e as nossas oportunidades de emprego. O migrante é um ser humano que busca, como todos nós, vida melhor e dignidade humana.
         O SPM renova e confirma sua missão de apoiar a luta dos migrantes por dignidade, educação, saúde, transporte, lazer, trabalho decente, justiça, protagonismo político, social, econômico, cultural, religioso, ambiental, etc. Apelamos a toda a sociedade, ao Poder Público a discutir, formular e implementar políticas públicas que priorizem o bem estar da pessoa humana independente do sua condição migratória; que o Estado brasileiro seja signatário daConvenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias – ONU - Resolução 45/158, de 18/12/1990; que garanta tratamento igual a “todo Brasileiro e Estrangeiro residente” em nosso País. Convidamos a todas as pessoas, grupos, movimentos, instituições de boa vontade a somar forças na causa pelo cuidado da vida e sonhando com a sociedade do Bem Viver. Somente juntos poderemos enfrentar o desafio de romper fronteiras e fazer acontecer a pátria como “a terra que nos dá o pão”, para lembrar João B. Scalabrini. 
Serviço Pastoral dos Migrantes - SPM
São Paulo, 18 de Dezembro de 2013
Dia Internacional do Imigrante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário