terça-feira, 18 de junho de 2013

Seminário diocesano discute mobilidade humana

Evento faz parte da programação da Semana do Migrante, que se estende até domingo

A Pastoral do Migrante da Diocese do Rio Grande realizou, na tarde de sábado, no plenarinho da Câmara de Vereadores, o 4º Seminário Diocesano da Mobilidade Humana, cujo tema foi Migrações: Peregrinações de fé e esperança. O evento teve como proposta consolidar um espaço de discussão do fenômeno migratório na Diocese, de maneira especial na cidade do Rio Grande, e suas implicações na atuação e presença da Igreja junto às pessoas que migram.
O seminário contou com cinco palestrantes. O secretário de Município da Mobilidade Urbana, Edison Gomes Lopes, foi um deles, e discorreu sobre o Panorama da Mobilidade Urbana em Rio Grande. O padre Heitor de Domenico falou sobre a Dimensão da Fé. Preconceito, estigma e acolhida ao outro foram outros assuntos abordados pelo professor Cristiano Engelke. O doutorando em Antropologia Rafael Lopo palestrou sobre Impactos do Polo Naval. Já Caio Floriano, do observatório de Conflitos Urbanos Socioambientais da Furg, abordou os Conflitos.
Conforme a coordenadora da Pastoral do Migrante, irmã Nyzelle Dondé, o seminário foi um espaço de discussão, de percepção do fenômeno migratório como uma atitude de responsabilidade de todos. Participaram do evento representantes de órgãos públicos, integrantes da Pastoral e da Igreja Luterana.

"A expectativa é podermos unir forças - órgãos públicos e privados, com as igrejas - para criar uma estratégia de intermediar os conflitos, sobretudo o cultural", disse a irmã Nyzelle. Como Rio Grande, desde a implantação do Polo Naval, conta com muita gente de outros lugares, a intenção é buscar uma ação para uma convivência harmônica entre os rio-grandinos e as pessoas de fora que estão morando aqui. A ideia, segundo Nyzelle, "é criar uma cultura de acolhida e de entendimento de que a diversidade nos torna irmãos".
Carmem Ziebell

Nenhum comentário:

Postar um comentário