sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mais de 270 especialistas participam de IV Fórum Internacional de Migração e Paz Vigário Geral dos Scalabrinianos exorta para que o migrante seja visto como possibilidade e não como problema

"Governança internacional das migrações a partir de uma perspectiva humana e ética é uma condição sine qua non para o bem comum de todas as pessoas, incluindo os migrantes, e para a coexistência pacífica internacional", enfatizou o Diretor Executivo da Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN, padre Leonir Chiarello, durante a abertura do IV Fórum Internacional de Migração e Paz. 
O IV Fórum reúne 270 inscritos, especialistas de alto nível na temática das mobilidade humana e ocorre até esta sexta-feira, 21, no auditório da Escola de Direito de Nova York, organizado pela Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN. 

A abertura na manhã desta quinta-feira, 20, contou com a presença do Vice-Secretário Geral das Nações Unidas, Jan Eliasson; do Presidente da Escola de Direito de Nova York, Anthony W. Crowell; da Subsecretária de População, Migração e Assuntos Religiosos do México, Mercedes del Carmen Guillén Vicente; do Vigário geral dos Missionários de São Carlos Borromeo, Scalabrinianos, padre  Alfredo Gonçalves e de dom Nicholas DiMarzio, bispo da diocese do Brooklyn. 

Na introdução do IV Fórum, padre Leonir Chiarello evidenciou que a "globalização, a insegurança humana, a falta de desenvolvimento, a insegurança econômica, juntamente com as catástrofes naturais, conflitos armados e violência, estão aumentando a migração forçada em todo o mundo".

Ressaltou que apesar das respostas institucionais, muitos "migrantes continuam a sofrer abusos, exploração e violência, sendo cada vez mais um grupo vulnerável, sujeito a discriminação, a xenofobia, os sentimentos anti-imigrantes e vítimas de abusos dos direitos humanos, especialmente no controlo de fronteiras e programas de deportação".

Para o Diretor Executivo do SIMN, esta situação de vulnerabilidade e as percepções negativas da migração implicam em um dever ético de governos e organizações da sociedade civil para implementar políticas abrangentes e respostas a migração humana e segura. 

Observando esta conjuntura, explicou, o SIMN promove o Fórum para "estimular um diálogo de alto nível entre representantes do governo, organizações internacionais e organizações da sociedade civil e a definição de ações concretas sobre as interconexões entre a segurança humana, desenvolvimento humano, os fluxos migratórios e a coexistência pacífica entre as comunidades anfitriãs e migrantes".

Durante a abertura do IV Fórum, o Vigário Geral da Congregação dos Missionários Scalabrinianos, padre Alfredo Gonçalves apelou para que o migrante não seja vista apenas pelo foco da criminalização e da vitimação, mas que o migração seja reconhecida como possibilidade. 

Os temas centrais do IV Fórum discorrem sobre o compromisso dos governos e sociedade civil com a segurança, desenvolvimento humano e governança global sobre migração. 

A Rádio Migrante tramite ao vivo, o IV Fórum Internacional de Migração e Paz. 

Roseli Lara/ JP 088/MS 
Rede Scalabrinina de Comunicação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário