segunda-feira, 24 de junho de 2013

Encerramento da 28 Semana Nacional do Imigrante na Catedral em São Paulo


No encerramento da 28 semana nacional do migrante, foi celebrada a missa na Catedral da Sé em São Paulo com a presença de Dom Claudio Hummes  Arcebispo Emérito de São Paulo e os Padres Sclabrinianos da Missão Paz, Padre Antenor Dalla Vecchia e Padre Alejandro ,e Serviço Pastoral do Migrante Dom  Claudio na homilia ele resalta o protagonismo da juventude,  estão nas ruas de forma que há muito não se via. Aqueles que pareciam apáticos, alienados, muito pelo contrário foram se conectando e percebendo que o modelo de Estado que temos não responde às nossas necessidades.

Dom Claudio da leitura a Nota da CNBB. Onde diz que o  direito democrático a manifestações como estas deve ser sempre garantido pelo Estado. De todos espera-se o respeito à paz e à ordem. Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva que leva ao descrédito.

Eles são claros em dizer que aqueles que usam de violência não os representam. Trata-se de um movimento movido pela cultura da paz e despertado pelos repetidos e absurdos casos de violência, de corrupção, de  muitos impostos e poucos serviços.
Esses jovens também expressam que o movimento é apartidário, demonstram descrença nos partidos políticos e tudo isso vem de encontro a um importante processo que a Igreja está trazendo para discussão. e que todos somos chamados a participar e debater: O Estado que temos e o Estado que queremos. Estado para quê e Estado para quem? Essa discussão é um processo profundo de politização por princípios evangélicos. 



Os jovens estão nas ruas dizendo que o Estado que temos não corresponde às nossas necessidades e eles querem que o povo, soberano na democracia, esteja nas mesas de discussão e que suas demandas sejam contempladas no orçamento público. Não querem os luxuosos e desnecessários estádios da copa, querem transporte público de qualidade. Querem melhor Ensino Público, melhor Saúde Pública. A juventude, de todas as idades, está nas ruas para dizer que este modelo não interessa como também o fortalecimento da participação popular , dom Claudio também chama a reconhecer a População imigrante, como fator de integração e não a discriminação e xenofobia


Miguel Ahumada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário