sábado, 1 de junho de 2013

A EUROPA E A CRISE ECONÓMICA

O alerta vem do comissário Laszlo Andor, responsável pela pasta do emprego na Comissão Europeia:
No seio da UE, e neste tempo de crise, tensões crescentes contra trabalhadores de origem não europeia (e mesmo pura xenofobia – o que é pior ainda) estão a envenenar as relações de trabalho.
Isto fez-me recordar o que “sei” da questão desde há pelo menos três décadas quando, como cônsul, já sentia que a presença de imigrantes na Europa era “problemática”.
Na sua versão mais recente, é uma questão pois com 30 a 40 anos.
De facto, o problema começou a surgir, no debate público, fomentado  pelos partidos de direita radical, desde o fim das “três gloriosas décadas” de crescimento incessante, subsequentes ao segundo conflito mundial.
E foi o choque petrolífero, do princípio dos anos 70, que lhe pôs fim.
Nos anos 80 e 90, principalmente em França e na Alemanha, cada vez mais se debateram os modelos de inserção social… e seus fracassos.
Sobretudo, tomou-se consciência dos efeitos perversos da criação de guetos nas periferias suburbanas dos grandes centros, com duas consequências negativas:
- A primeira foi o acentuar da tendência das comunidades viverem culturalmente em autarcia, respondendo à rejeição pelo reforço da sua identidade de origem, sendo isto mais visível nas comunidades árabo-muçulmanas;
- A outra consequência foi a crescente delinquência juvenil, resultante não só da guetização, mas de um seu efeito directo: o insucesso escolar.
Discutiram-se nesse contexto de pré-crise os benefícios sociais que usufruíam os trabalhadores estrangeiros, o modelo de família alargada que tinham importado dos países de origem e o próprio direito de  continuarem a residir, permanentemente, nos países onde trabalharam durante décadas e onde nasceu já a geração seguinte.
Recordo-me que em França, por exemplo, as medidas de legalização dos trabalhadores clandestinos, pelos governos socialistas, eram antecedidas e seguidas de um debate muito agitado nos media, onde os adeptos da inserção se confrontavam crescentemente com atitudes de pura rejeição, segundo uma linha étnica e cultural cada vez menos subtil… sobre o que era “ser francês”.
A partir dos anos 90, a disponibilidade de mão-de-obra barata, originária dos países de Leste criou, as empresas, uma alternativa mais apetecível, com o recrutamento de trabalhadores nos antigos países do bloco soviético, vistos como grupos com maiores afinidades culturais, relativamente aos países de acolhimento.
Maior pressão foi assim exercida sobre uma inteira geração de imigrantes mais antigos, de origem sobretudo magrebina (França) e turca (Alemanha).
Ora, a crise atual estará a acentuar tendências de rejeição que praticamente sempre existiram.
As respostas a tal problema são naturalmente políticas e terão de ter resposta dupla: dos governos e sindicatos.
Será do modo como ambos gerirem os focos de segregação, governos e sindicatos que se verá se a Europa, ultrapassada a crise, confirma o seu modelo de uma sociedade aberta ou não, persistindo no reflexo atual de auto-defesa.

* Ex-embaixador de Portugal nas Coreias, ASEAN e Indonésia. Docente da Universidade de S. José.


Nenhum comentário:

Postar um comentário