quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pará : Encontro define estruturação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O Pará é um dos estados brasileiros que está na rota do tráfico de pessoas. E por conta disso os órgãos que atuam na proteção dos direitos humanos tem investido em ações integradas que fortaleçam a rede de prevenção e combate a esse tipo de crime. Uma das principais mobilizações nesse sentido foi a criação do Fórum Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, cujos representantes estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 4, no prédio do Ministério Público Federal, para dar continuidade às deliberações feitas durante o último encontro de articulação, realizado no dia 20 de maio, ocasião em que ficaram determinadas algumas ações direcionadas ao Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
“Entre as metas estabelecidas ainda para este ano, está a organização de um seminário para mobilização da sociedade em relação ao tráfico de pessoas e para mostrar a função desse Comitê à sociedade”, explicou a coordenadora de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Leila Diniz. O Plano foi elaborado por um grupo de trabalho pela Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo (COETRAE), por meio do Decreto Estadual n° 423, de 22/05/2012.
Na reunião foram discutidas a apresentação do Plano, suas dificuldades, prioridades e visualização das metas até o final desse ano. Pela proposta, o Comitê será composto por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil. O projeto está alicerçado em três eixos - prevenção, atenção às vítimas, repressão e responsabilização - e entre as suas prioridades estão a análise de situação, capacitação, realização de campanhas, promoção social (prevenção e atendimento), articulação, estruturação e consolidação das ações; e o fomento à cooperação entre os órgãos federais.
O Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/PA) tem como objetivo articular políticas e ações de prevenção ao tráfico, atendimento às vítimas, bem como observar qualquer violação de direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário