quarta-feira, 19 de junho de 2013

Angola participa na I Conferência Internacional da Diáspora

Uma delegação angolana participa na primeira Conferência Internacional da Diáspora, que teve início ontem 18 (terça-feira) em Genebra (Suíça), no âmbito do Diálogo Internacional sobre Migrações (IDM) - principal fórum da OIM para o diálogo sobre políticas de migração.

A delegação à reunião, em que estão presentes ministros, altos funcionários, especialistas e outras partes interessadas, é chefiada pelo Representante Permanente de Angola junto da ONU, em Genebra, Embaixador Apolinário Correia.

A Conferência reflecte o reconhecimento crescente entre os 149 Estados membros da contribuição sócio-económico e potencial da diáspora para o desenvolvimento dos seus países de origem. 

Nos últimos anos, o crescente interesse no potencial sócio-económico do engajamento da diáspora resultou na nomeação de mais de 30 ministros e secretários de estado responsáveis pela diáspora. Mais de 50 órgãos de governo foram criados com o objectivo de promover a diáspora como actores de desenvolvimento.

"Esperamos que este evento irá fortalecer a colaboração entre as partes interessadas, melhorar o cruzamento de ideias e práticas, e promover uma comunidade de interesse comum e conhecimento entre aqueles que acreditam que as diásporas podem se tornar um importante motor de desenvolvimento" - sublinhou o director-geral da Organização Internacional para as Migrações, William Lacy Swing.

O presente ano é significativo para o debate geral sobre a migração e desenvolvimento, incluindo a gestão das migrações e questões de governação. Decorrem os preparativos para o segundo Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas (HLD) sobre a Migração e Desenvolvimento Internacional. 

O Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento (GFMD) entrou no seu sétimo ano e continuará o seu trabalho valioso para melhorar o entendimento e a cooperação entre os formuladores de políticas nacionais e de outras partes interessadas nestas questões. Estes e outros eventos previstos para 2013 também serão integrados na Conferência sobre a População e Desenvolvimento, em
Durante a Conferência que termina hoje quarta-feira em Genebra, os participantes irão fazer um balanço das políticas da diáspora aplicadas pelos governos, programas, iniciativas, identificar e compartilhar as melhores e mais inovadoras práticas, bem como fazer recomendações a OIM, a fim de aumentar a sua capacidade de responder de forma eficaz ao governo e à comunidade da diáspora.

A OIM prevê que o resultado da Conferência irá reforçar a colaboração entre os países. Esta é uma oportunidade para promover a criação de um banco de dados global que forneça os formuladores de políticas com informações, programas da diáspora e directrizes de avaliação relevantes.

As diásporas (movimento migratório feito pelos antigos judeus) são emigrantes e seus descendentes que vivem fora do seu país de nascimento ou ascendência, seja de forma temporária ou permanente, mas que conservam uma ligação pessoal, emocional e cultural com os seus países de origem. Hoje, cerca de 214 milhões de migrantes internacionais vivem e trabalham fora do seu país de nascimento.



Angola Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário