quinta-feira, 7 de março de 2013

SIMN recebe apoio institucional da OIM para projetos na América do Sul



A Rede Internacional Scalabriniana de Migração, SIMN e a Organização Internacional para as Migrações OIM, Escritório Regional para América do Sul, consolidaram um importante acordo de cooperação, que vai impulsionar serviços e projetos de promoção e defesa de direitos dos migrantes sul-americanos. 

Representantes das duas organizações reuniram-se nos dias 4 e 5, em Buenos Aires na Argentina, para discutir a realidade migratória na América do Sul e as ações que colocarão em prática o acordo de cooperação assinado em Nova York em dezembro de 2011, entre OIM e SIMN. 

De acordo com o Diretor da Rede Scalabriniana de Comunicação, padre Sérgio Gheller, na reunião de trabalho que encerrou nesta terça-feira, dia 5, os diretores nacionais da OIM e os diretores de vários projetos scalabrinianos apresentaram as principais tendências migratórias e desafios na região latino-americana. 

“Nesta apresentação foram destaque os temas que relacionam a falta de desenvolvimento, a pobreza, a desigualdade social e as migrações. Abordamos também as rápidas mudanças nos fluxos migratórios na região, como a migração regional e o retorno, a vulnerabilidade social e a violação dos direitos humanos dos migrantes, assim como, o aumento de novos fluxos migratórios provenientes da África, da Ásia e do Haiti”, relatou padre Sérgio.

Serviços
O Diretor do Centro Scalabriniano de Comunicação explica que as linhas de ação foram divididas em três áreas: serviços prestados aos migrantes, formação de pessoal e pesquisa. Ele enfatiza que a partir da dinâmica migratória na região, os migrantes mais vulneráveis continuam merecendo maior atenção das duas organizações. Ressalta que a Rede Casa do Migrante, espalhada em vários países, mereceu destaque como um dos mais importantes programas humanitários desenvolvidos pelos migrantes.

“Como ações estratégicas foram eleitas prioridades, entre elas, a proteção aos migrantes em situação irregular; a proteção das vítimas de tráfico de pessoas; os programas de capacitação e inserção no mundo do trabalho; a definição de novas políticas e leis migratórias nos países sul-americanos; programas para migrantes retornados e a maior difusão das leis migratórias,” ressaltou. 

Projetos e pesquisa
O SIMN e a OIM apontaram na reunião de trabalho em Buenos Aires, a necessidade de capacitar pessoal para elaboração de projetos, oferecendo também formação permanente nas casas de migrantes e para parceiros em projetos, como funcionários dos governos e do corpo diplomático. 

O terceiro aspecto foi o tema da pesquisa e investigação, realizadas principalmente pelos Centros de Estudos Migratórios. “Foi acentuado que todo material de investigação produzido, ou os documentos, estejam disponíveis em vários idiomas, além do espanhol, constituindo um comitê editorial”.

Representando a OIM, o Diretor Regional Diego Beltrand evidenciou a importância duas organizações para promoção e proteção dos migrantes sul-americanos e propôs um encontro anual para fortalecimento instituicional. A Rede Internacional Scalabriniana de Migração foi representada pelo Diretor Executivo, padre Leonir Chiarello e pelos diretores de vários projetos.

O Scalabrini International Migration Network, SIMN é uma organização, criada em 2005 pela Congregação dos Missionários de São Carlos, Scalabrinianos, com mais de 250 entidades envolvidas em várias atividades e serviços para ajudar as pessoas em mobilidade pelo mundo. A Missão do SIMN é promover a dignidade e os direitos dos migrantes, refugiados, marítimos e itinerantes em todo o mundo.

Redação Rádio Migrantes
por Camila Panassolo (Web Rádio Migrantes), 

Nenhum comentário:

Postar um comentário