quarta-feira, 13 de março de 2013

Migração e desenvolvimento em Angola em análise no seminário


Um seminário nacional sobre a migração e desenvolvimento em Angola, realiza-se, quarta e quinta-feira, no âmbito de uma parceria entre o observatório sobre as Migrações da África, Caribe e Pacifico (ACP), e o Ministério do Interior.

De acordo com uma nota de imprensa do Observatório sobre as Migrações da Àfrica Caraibe e Pacifico, que Angop teve acesso hoje, a acção irá concentrar-se sobre o aprimoramento na colecta de dados e mecanismos para elaboração de políticas.

O seminário que terá a duração de dois dias irá reunir representantes de agências governamentais, instuições de pesquisa e de organização da sociedade civil, incluindo do Ministério do Interior, do Serviço de Migração e Estrangeiros, do Instituto Nacional de Estatísticas e do Banco Nacional de Angola, no sentido de consciencializar sobre a relação entre os dados de migração, pesquisa e políticas baseadas em pesquisa e evidência e planificação de migração e desenvolvimento.

Apresentar os resultados da pesquisa dos estudos do Observatório da ACP sobre a migração interna e externa em Angola; Reforçar o diálogo e a cooperação sobre a gestão de dados migratórios entre as agências, instituições e organizações relevantes em Angola a fim de que o impacto de desenvolvimento das migrações seja maximizado de forma efectiva; Incrementar o conhecimento sobre a gestão de dados migratórios e identificar as lacunas e necessidades nesta área, são outros objectivos da acção formativa.

O evento vai incidir a atenção sobre os fluxos migratórios entre países em desenvolvimento. De acordo com a evidência destacada pelo Observatório ACP sobre as Migrações, a África Subsaariana é líder em termos de migração intra-regional, e a
mobilidade Sul-Sul, o que implica uma série de oportunidades e benefícios importantes que devem ser aproveitados.

De acordo com o documento refere que o Observatório ACP sobre Migrações é uma rede de referência de pesquisadores e especialistas de migração que trabalham sobre migrações Sul-Sul.

O Observatório concentra a sua atenção na situação dos migrantes e promove a inclusão da migração nas estratégias de desenvolvimento em 12 países-piloto, nomeadamente Angola, Camarões, República Democrática do Congo, Haiti, Quénia, Lesoto, Nigéria, Papua Nova Guiné, Senegal, Tanzânia, Timor-Leste e Trinidad e Tobago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário