segunda-feira, 25 de março de 2013

Luanda: Executivo quer criar comité sobre migrações


O Executivo pretende criar um Comité Nacional sobre Migrações para ajudar a integrar migrantes que regressaram recentemente a Angola, anunciou ontem em Luanda o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico do Ministério do Interior.
Hermenegildo Félix, que fez o anúncio na abertura de um seminário nacional sobre migração e desenvolvimento que termina hoje, salientou a importância de desenvolver uma política migratória nacional para a inclusão daquelas pessoas. 
O secretário de Estado advogou o diálogo entre os vários departamentos ministeriais que lidam com a questão da migração e desenvolvimento para poderem ser lançadas as bases para uma reflexão sobre as prioridades identificadas pelo Executivo. Hermenegildo Félix lembrou que Angola faz parte dos 12 países pilotos do projecto Observatório África, Caraíbas e Pacifico para as Migrações, mas admitiu que as estratégias e as concepções do país relativamente à política, desenvolvimento e à Lei Migratória nem sempre convergem com a legislação em vigor na região.
“As contribuições da diáspora angolana, quer em meios humanos, quer materiais, no que diz respeito ao desenvolvimento económico e social do país ainda não foram convenientemente calculadas, mas estão patentes em diversos sectores, como os dos transportes, imobiliários e de saúde”, referiu.
A principal preocupação do Executivo, disse, reside na construção de infra-estruturas, reabilitação da economia, no tecido social e na execução de reformas institucionais que possam aliviar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável.

Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário