quarta-feira, 6 de março de 2013

secretária britânica defende restrições a vistos para brasileiros



Temendo o aumento da imigração ilegal, a secretária do Interior britânica, Theresa May, estuda mudanças na emissão de vistos para visitantes brasileiros, segundo informações do jornal Financial Times. Atualmente, um acordo permite que turistas brasileiros permaneçam por até seis meses no Reino Unido sem visto.
Especialistas ouvidos pela publicação, porém, consideram medidas restritivas contraditórias em um momento no qual os dois países buscam se aproximar economicamente.
David Cameron, primeiro-ministro, e Nick Clegg, vice-premiê britânico, fizeram visitas recentes a São Paulo, Brasilíai e Rio de Janeiro. Há temor de que o comércio seja reduzido e até que visitantes europeus tenham vistos dificultados para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.  
William Hague, secretário de Relações Exteriores, e George Osborne, chanceler, são outras lideranças que, segundo o jornal, são contrárias ao endurecimento das regras atuais. Uma fonte anônima declarou que "a secretária do Interior é a favor de restrições de visto, mas todo o resto é basicamente contra".
"Seria loucura. Um enorme passo para trás", analisou o economista Simon Walker. 
Em contrapartida, dados de 2011 apontam que brasileiros representam a quinta nacionalidade com maior número de imigrantes ilegais no Reino Unido, com mais de 2 mil deportados naquele ano. 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário