sexta-feira, 8 de março de 2013

Campanha do ACNUR para Dia Internacional da Mulher destaca combate à violência contra refugiadas

Iniciativa busca dar voz às mulheres refugiadas vítimas da violência e conscientizar a opinião pública sobre esta questão. No Brasil, 30% dos cerca de 4.600 refugiados reconhecidos pelo governo são mulheres – uma população de quase 1.400 pessoas.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo o mundo , neste 8 de março, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) inicio nesta quinta-feira (7) em toda a América Latina uma nova fase da campanha “Amplifique Suas Vozes”. Com forte apelo interativo, a campanha busca dar voz às mulheres refugiadas vítimas da violência e conscientizar a opinião pública sobre esta questão.
Segundo dados do ACNUR, aproximadamente 60% dos 15,1 milhões de refugiados do mundo são mulheres e meninas, muitas vezes vítimas da violência física, sexual ou psicológica. Em situações de conflito e abuso dos direitos humanos, esta violência é utilizada para intimidar, humilhar ou castigar as mulheres as comunidades afetadas.
No Brasil, 30% dos cerca de 4.600 refugiados reconhecidos pelo governo são mulheres – uma população de quase 1.400 pessoas.
No site www.amplifiquesuasvozes.com.br, a campanha apresenta vídeos com 12 depoimentos de refugiadas colhidos em países da América Latina, com relatos sobre a violência sofrida por essas mulheres e que podem ser compartilhados nas redes sociais. A campanha também divulga spots de rádio e TV, que foram produzidos no Brasil com o apoio da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). No Twitter, a campanha tem a hashtag #amplifiquesuasvozes.
Além das emissoras da EBC, os spots da campanha estão sendo divulgados pelos canais de rádio e TV da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e retransmitidos pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO). A campanha “Amplifique Suas Vozes” foi criada para o ACNUR pela agência de publicidade colombiana Alpha 245 (associada ao grupo Leo Burnett) e inclui ainda cartazes e cartões postais virtuais.
O material da campanha em espanhol está disponível no sitewww.amplificasusvoces.com, e a hashtag é #amplificasusvoces
Entre as mulheres refugiadas que vivem no Brasil, cerca de 20 relataram ter sofrido algum tipo de violência de gênero após sua chegada no país. Outras 20 disseram ter sofrido abusos em seus países de origem, enquanto um grupo menor (cerca de 15) afirmou ter sido vítima de atos violentos entre seu país de origem e o Brasil. Os números podem ser maiores, pois o ACNUR e suas ONGs parceiras têm dificuldade em obter relatos das mulheres sobre este tema – uma vez que subnotificação é comum neste tipo de questão.
“Criamos esta campanha para dar voz à todas as mulheres vítimas da violência, especialmente as refugiadas e deslocadas em consequência aos conflitos armados. Quando uma mulher sofre abuso, sua autoestima e sua voz diminuem. Pensando nisso, nossa campanha busca amplificar a voz destas refugiadas para que todos tomem conhecimento do problema”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário