sábado, 2 de março de 2013

Ocupação de terrenos por estrangeiros ilegais preocupa autoridades de Massabi


O administrador comunal de Massabi, província de Cabinda, Pedro Macosso Vuete, manifestou-se, hoje (quinta-feira), naquela localidade, preocupado com a ocupação de terrenos na zona adjacente ao mercado fronteiriço, com a República do Congo, por estrangeiros em situação migratória irregular no país.

Em declaração à Angop, Pedro Vuete lamentou o facto que ocorre, geralmente, com a conivência de alguns representantes de autoridades tradicionais, que facilitam os actos em troca de valores monetários.

Revelou serem maioritariamente cidadãos do Congo-Brazzaville e RDC, que a pretexto de serem feirantes no mercado semanal do lado angolano da fronteira, acabam por  instalar-se ao ocuparem parcelas de terreno indevidamente.

Para dificultar a construção ilegal de casas naquela zona, o responsável disse que o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) tem realizado operações de busca e repatriamento para os países de origem de cidadãos ilegais.

Pedro Macosso Vuete defendeu a necessidade da construção de um novo mercado, afastado da linha da fronteira comum, para melhor controlo de entradas e saídas de estrangeiros.

Segundo ele, essa e outras medidas poderão também contribuir para o aumento do volume das taxas resultantes do exercício do comércio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário