terça-feira, 29 de maio de 2012

Tráfico de Pessoas e os Desafios dos Grandes Eventos


O trânsito de pessoas para fins de exploração sexual, trabalho forçado ou tráfico de órgãos é um fenômeno que vem ganhando notoriedade na agenda governamental e da sociedade civil.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2,4 milhões de pessoas são traficadas para fins de exploração sexual e econômica em todo o mundo. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), cerca de 83% dos casos de tráfico de pessoas envolvem pessoas do sexo feminino e 48% dos casos envolvem crianças e adolescentes. Ademais, este fenômeno é considerado a terceira atividade mais lucrativa em todo o mundo, movimentando em torno de 32 bilhões de dólares por ano, valor inferior apenas ao do tráfico de armas e do tráfico de drogas.
O Brasil é, atualmente, país de origem, trânsito e destino do tráfico de pessoas. Nesse sentido, é fundamental aprofundar a reflexão sobre este tema, especialmente sobre as possíveis conexões entre incidência do Tráfico de Pessoas e a realização de grandes eventos que serão sediados no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
 É com esse intuito que o CSEM convida a todos(as) para participar no seminário“Tráfico de Pessoas e os Desafios dos Grandes Eventos”. O evento acontecerá no dia 04/06/2012 de 19h às 22h no campus do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. O evento é aberto ao público e não será cobrada taxa de inscrição.
Estarão presentes os palestrantes: Dra Marcia Sprandel (assessora parlamentar); Dra. Patrícia Trindade Maranhão Costa (OIT) e Dr. Sidnei Marco Dornelas (assessor da CNBB). 
Lembramos que é necessário confirmar presença via o email estudos2@csem.org.br para garantir o material do seminário. Para maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (061) 3327-0669 ou pelo e-mail estudos2@csem.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário