sábado, 5 de maio de 2012

Fórum debate o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


O auditório Alberto Seguin Dias, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), sediou na manhã desta sexta-feira (4) mais um encontro do Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Desta vez, os integrantes discutiram o decreto que institui a Política e o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Destaque para a execução do seminário “Migrações e Tráfico de Pessoas” e para a visita do projeto internacional “Intíneris”.
Mediado pelo representante da Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais da Amazônia (Só Direitos), Marcel Hazeu, o encontro desta sexta foi articulado pela Coordenadoria Estadual de Proteção aos Direitos dos Trabalhadores Rurais e de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas (Ctetp). A reunião contou ainda com representantes da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e do Disque Denúncia 100. “Precisamos fortalecer o Fórum e reuniões contribuem para que possamos fazer encaminhamentos de suma importância”, pontua a coordenadora regional da Comissão de Justiça e Paz (CJP) do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá), irmã Henriqueta Cavalcante.
O Pará é o primeiro estado a receber a visita do projeto “Itíneres”, que é coordenado por uma organização austríaca conhecida como Centro Internacional de Desenvolvimento de Políticas de Imigração (ICMPD). O grupo - que pretende visitar outros nove estados brasileiros - promove políticas de cooperação multilateral e migração e asilo. Além disso, o ICMPD atua no enfrentamento ao tráfico de pessoas e na efetivação de emigrantes do Brasil para o continente europeu. “Nós identificamos as dificuldades na política nacional e esse é o momento de ouvirmos a sociedade civil”, explica a consultora da organização, Adriana Miranda.
O projeto objetiva a proteção dos direitos dos migrantes contra exploração do Brasil para os estados-membros da união europeia. Para isso, realiza um levantamento onde pontua as necessidades e elabora um manual com procedimentos padrões e fluxos de atendimento. “A visita do projeto (Itíneres) irá nos ajudar a identificar as lacunas existentes e, com isso, poderemos contribuir para que as demandas sejam atendidas”, afirma a assistente social, Odilene Andrade.
Nos dias 23 e 24 de maio, a Sejudh realizará, no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o seminário “Migrações e Tráfico de Pessoas”. O evento busca disponibilizar um ambiente propício para o entendimento do fenômeno da migração e do crime do tráfico humano. Além disso, o diálogo social será instigado pela presença de representantes federais, estaduais e da sociedade civil organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário