sábado, 12 de maio de 2012

O papel dos emigrantes em Três Lagoas


A história de Três Lagoas tem sido construída com a ajuda generosa dos emigrantes de varias partes do país e do mundo. Desde as suas origens eles estão presentes no comércio, na indústria, nos serviços e nas atividades liberais do município. Não tenho dúvida de que essarica mistura de raças e de culturas foi fundamental para Três Lagos se converter em um  município  cosmopolita. 

Se olharmos para as grandes e prósperas cidades do mundo veremos que todas elas se desenvolveram com base no trabalho e na miscigenação de raças e ideias. São Paulo, Nova York, Paris, Londres, Barcelona, são alguns exemplos de cidades que viram nos emigrantes uma força relevante para a produção de riqueza e de cultura. 

Três Lagoas tem vocação para atrair emigrantes. As pessoas sabem muito bem que essa é uma terra de oportunidade e de trabalho e ainda conta com uma natureza exuberante. Aliás, as terras férteis e os rios piscosos e navegáveis foram determinantes para atrair os primeiros pioneiros. 

Eles pavimentaram o caminho para que novas gerações de emigrantes viessem para Três Lagoas. Agora, em 2011, felizmente, alcançamos uma população da ordem de pouco mais de 103,000 habitantes. Esse é um sinal de que as coisas andambem no município. 

O Censo do IBGE de 2.000 indica que o número daqueles que moram em Três Lagoas e declararam ter nascido em outros estados da federação ou outrospaísesé da ordem de 25.557 pessoas. Esse percentualrepresentava 32,3% da população total do município.  

De acordo com o referido  Censo a população oriunda do estado de  São Paulo representa mais de dois terços de toda população emigrante de Três Lagoas. Foram contadas 16.183 pessoas.  Se somarmos os que nasceram nos estados do Sudeste ( Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) esse percentual alcança  a cifra de 18.248 pessoas.
Já o segundo maior grupo de emigrante é formado por pessoas que vieram do Nordeste. Em 2000 foram contados 5.039 pessoas. Não é por menos que o bom e velho forró está conquistandoseu espaço no cenário musical da cidade. As pessoas nascidasnos estados de Goiás, Brasília e Mato Grosso somam  886. Os catarinenses e gaúchos 1814.
É importante ressaltar que ao longo da década de 2.000 a população continuou crescendo em ritmomuito intenso. Tanto que em 2010 a população de Três lagoas alcançou a marca de 101.791 pessoas. Um ano depois, 2011, pulou para 103.536 pessoas. 

Os dados do Censo de 2010 sobre emigração indicam que a população natural de Três Lagoas é  da ordem de 54.825 pessoas. Já os emigrantes somaram 46.966. Houve um crescimento importante no percentual de emigrantes. Em 2000 eles representavam 32,3% da população do município. Em 2010 subiu para 45,361%. 

Aqueles que nasceram em outras unidades da federação e estão morando em Três Lagoas são 34.473 habitantes. Se contarmos os que nasceram em Três lagoas e em outras cidades de Mato Grosso do Sul somam 67.318 pessoas.  
Os dados do referido Censo também informam que 133 habitantes se declararam estrangeiro. Outro dado  importante é que 19.473 pessoas estão no município há mais de 10 anos e  8.477 moram na cidade entre menos de um ano e dois anos.  

O Censo de 2010 não disponibilizou, ainda, a unidade de nascimento da população emigrante de Três lagoas, mas, podemos ter uma ideia por meio de uma pesquisa empírica realizada pela alunade geografia da UFMS de Três Lagoas, Geise Teixeira Nascimento,orientada pelo Professor Francisco José Avelino, com o título Migração e Rugosidade no Espaço de Trabalho de Três lagoas. 

A pesquisa ouviu50 trabalhadores emigrantes do ramo industrial. 56% dos entrevistados são oriundos do Nordeste ( CE, PB, PE, MA e PI). 37% vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais e 7% são originários  do estado do Paraná. 

O resultado da pesquisa indica que 50% dos entrevistados possuem  entre 21 e 30 anos. Já 30% deles tem idade entre 31 e 40 anos, e 16% estão na faixa  entre 41 e 50 anos. Apenas 04% deles estão na faixa acima dos 50 anos
Quando perguntado se já tinham morado em outro lugar, 57% afirmaram que sim, e 43% disseram que não. A pesquisadora também indagou se os entrevistados desejam fixar residência na cidade.  98% deles afirmaram que  pretendem viver e trabalhar em Três lagoas. 

A pesquisa informa, ainda, que a grande maioria dos entrevistados são casados  e ou vivem maritalmente  e  possuem filhos morando no município. 

Se no ano de 2.000 existiam quase 26 mil emigrantes de outros estados morando e trabalhando na cidade, conforme dados do IBGE, agora, em 2010, essa população pulou para 34.473 pessoas. É uma boa noticia.
 
Muito me honra administrar uma cidade cosmopolita e plural como essa. Que novos emigrantes venham para nossa cidade. Aqui tem espaço e oportunidade para todos.

Professora Doutora da UFMS e Prefeita do Município de Três Lagoas.
Márcia Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário