quarta-feira, 9 de março de 2011

Utah aprova lei que autoriza trabalho de indocumentados

Projeto foi apresentado por republicanos e pode servir de exemplo para todo o país... mas nem tudo são flores


Em Utah, os indocumentados estão a apenas uma ‘canetada’ de conseguirem a tão desejada autorização de trabalho nos Estados Unidos. Isso porque o Senado e Câmara locais já aprovaram a legislação HB 497, que garante aos imigrantes em situação irregular que já moram naquele estado uma permissão especial semelhante ao ‘guest worker program’. A medida depende da aprovação do governo federal, que cuida dos assuntos de imigração em nível nacional, mas os parlamentares de Utah acreditam que esta iniciativa possa servir de modelo para todo o país. Em contrapartida, o texto traz também medidas severas contra estrangeiros que cometeram crimes.
Engana-se quem pensa que a referida proposta partiu de um democrata. Foram os republicanos Stephen Sandstrom e Bill Wright (ambos da Câmara) e Margaret Dayton (Senado) que defenderam o projeto junto aos seus pares, com o argumento que a medida vai incrementar a economia e permitir que as forças policiais se dediquem a crimes mais graves. “Não se trata de um conflito entre nosso estado e o governo federal, mas um esperança concreta de que esta seja uma plataforma para o debate de soluções para a questão imigratória”, disse o deputado Wright. Os candidatos ao visto especial teriam que pagar multas de até 2.500 dólares.
Como era de se esperar, as críticas vieram da ala mais conservadora do partido. Segundo o deputado Chris Herrod, a nova legislação, se aprovada, vai atrair mais indocumentados para Utah. “As pessoas vão nos ver como fracos, pois não nos preocupamos com o cumprimento das leis”, afirmou o republicano. A medida também encontra resistência entre os ativistas em favor dos imigrantes. Isso porque a HB 497 traz em seu texto algumas medidas duras contra indocumentados sem o referido visto ou que tenham cometido algum crime – entre elas a permissão para que a polícia local verifique o status imigratório de qualquer pessoa considerada suspeita. “Não queremos que Utah se transforme numa nova Arizona”, disse Melodia Gutierrez, que organizou uma passeata em frente à Prefeitura da capital Salt Lake City. Já Karen McCreary, diretora da União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês), chegou a dizer que a legislação é uma “versão mais amena da SB 1070, do Arizona”.
Sandstrom, que foi o autor do projeto, está preparado para a polêmica. “Acredito que vai ser uma loucura”, admitiu, referindo-se não apenas à batalha legal para a aprovação de tal visto especial, mas também pela oposição às ideias contidas no texto. “O que queremos é o debate para buscar saídas efetivas para o problema da imigração”, finalizou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário