quinta-feira, 24 de março de 2011

Bibliaspa faz homenagem a Salim Schahin


O presidente da Câmara Árabe e outras personalidades receberam medalhas do chanceler Antonio Patriota, em evento na sede da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes.

O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, e outras personalidades da comunidade de origem árabe foram homenageadas no dia (22) em evento realizado na sede da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes (Bibliaspa), em São Paulo. Medalhas comemorativas dos 130 anos da imigração árabe no Brasil, cunhadas pela Casa da Moeda, foram entregues aos homenageados pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

“É um reconhecimento a membros dessa comunidade que se destacaram”, afirmou o chanceler, lembrando que a Bibliaspa é fruto da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), iniciativa idealizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer as relações entre as duas regiões.

Segundo Patriota, a Aspa surgiu da “necessidade de preencher lacunas de desconhecimento” entre sul-americanos e árabes e para promover a aproximação dos dois povos com base na cooperação. Foram realizadas duas cúpulas até agora, uma no Brasil e outra no Catar, e delas surgiram outras iniciativas de intercâmbio em várias áreas.


Alexandre Rocha/ANBA
Schahin (D) defendeu continuidade da aproximação com árabes
Uma dessas áreas é a comercial, campo de atuação da Câmara Árabe. Schahin destacou que a homenagem “é um estímulo” para continuar o trabalho de aproximação do Brasil com o mundo árabe na seara econômica. Ele destacou que durante os dois mandatos de Lula, e agora no início do governo da presidente Dilma Rousseff, o comércio aumentou “de maneira extraordinária”.

Para citar um exemplo, Schahin disse que no primeiro bimestre deste ano, as exportações do Brasil aos países árabes cresceram 58%, ao passo que as vendas externas totais do Brasil avançaram 33%. “Por aí se tem uma idéia da importância dessa relação”, afirmou. “Se o governo continuar a agir no sentido dessa aproximação, os árabes saberão retribuir na mesma intensidade”, declarou.

Schahin disse também que o Brasil teve um forte superávit comercial com os países árabes em 2010. “Isso contribui para que o Brasil tenha uma conta corrente em muita forma”, destacou, acrescentando que investidores árabes de grande porte estão interessados em empreendimentos brasileiros.

O presidente da Câmara ressaltou que o Brasil é hoje visto como “uma estrela radiante” ao redor do mundo árabe e que a experiência recente do País, nas áreas política, econômica e social, pode servir de exemplo para as nações daquela região. A homenagem foi feita durante uma mesa redonda que teve como tema “A Primavera Árabe”, em referência aos protestos populares que se espalharam pelos países do Oriente Médio e Norte da África.
Alexandre Rocha/ANBA
Violeta Jafet também foi homenageada


Nesse sentido, ele lembrou que o governo brasileiro reconheceu oficialmente a Palestina como estado no ano passado, o que levou outros países sul-americanos a fazerem o mesmo. “Foi uma posição extraordinária, uma demonstração de apreço ao uma região sofrida”, disse, sob aplausos.

Schahin declarou ainda que o governo brasileiro sempre poderá contar com a Câmara como aliada e contou ao ministro Patriota da intenção da entidade de criar uma Casa da Cultura Árabe em São Paulo, dedicada a mostrar aos brasileiros “a enorme contribuição que os árabes deram ao mundo” e a ser um memorial da “grande contribuição que a comunidade de origem árabe deu ao Brasil”.

Comemoração

Foi homenageada também a presidente de honra da Sociedade Beneficente de Senhoras, mantenedora do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Violeta Jafet. “Agradeço essa comemoração por nossa nação, o Brasil, porque acho que ele é um país maravilhoso”, disse ela. “É a terra do amor, da sinceridade e da fraternidade”, acrescentou. Violeta será homenageada pela própria Câmara Árabe na próxima sexta-feira, em jantar no Clube Atlético Monte Líbano, na capital Paulista.
Alexandre Rocha/ANBA
Grafite inaugurado pelo ministro


Os outros homenageados da noite foram o professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Bibliaspa, Paulo Farah, o também professor da USP, Benjamin Abdala Júnior, e o diretor médico do Hospital Sírio Libanês, Riad Younes.

O evento ocorreu no âmbito do 2º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, promovido pela Bibliaspa. Ao final, Patriota inaugurou um painel pintado em um muro da sede da instituição feito pelos grafiteiros Gregone, Neo, Smesh, Jota, Her e Frenesi. Ele representa os povos árabes, africanos e sul-americanos.

O dia 25 de março é a data comemorativa da imigração árabe no Brasil, instituída por lei federal, daí a série de eventos realizada esta semana pela comunidade. Ontem, por exemplo, o ex-presidente Lula foi homenageado pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). Na sexta, além de Violeta, a Câmara Árabe prestará homenagem ao cardiologista Adib Jatene, ex-ministro da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário