domingo, 27 de março de 2011

Reviravolta no Arizona na questão imigratória

Senado estadual de maioria republicana dá uma trégua e rejeita cinco novas leis contra indocumentados

Quase um ano após se tornar o centro das atenções do país ao aprovar a lei antiimigrante mais severa da história, o estado do Arizona deu provas de que quer seguir em outra direção. O Senado estadual vetou cinco projetos de lei que prejudicariam os indocumentados da região e, pasmem, com o apoio dos republicanos, que representam a maioria dos parlamentares.

É tempo de uma pausa. A sociedade não quer que esse seja o nosso foco agora, admitiu o senador republicano John McComish, que votou contra todas as medidas apresentadas em plenário. Uma delas determinava, por exemplo, que as crianças nascidas no estado e filhas de indocumentados não teriam a cidadania americana automática.

A decisão dos parlamentares pode ter sido fruto da pressão de empresários locais, que estão insistindo que os legisladores concentrem suas forças em medidas para levantar a economia. Mesmo assim, como já era de se esperar, houve críticas por parte dos mais conservadores. A resposta a estes políticos que não demonstraram coragem em será dada nas urnas, pela população, disse o senador Russell Pearce, autor dos projetos e aquele mesmo que apresentou o esboço que mais tarde se tornou a SB 1070, a polêmica lei do Arizona aprovada no ano passado.

Entre as medidas propostas desta vez estavam a obrigação dos hospitais e clínicas em informar a chegada de pacientes sem a prova de situação regularizada no país, ou ainda das escolas de comunicar a matrícula de estudantes sem documentados. Outros projetos criminalizariam motoristas sem carteira de habilitação ou mesmo imigrantes que abrigassem indocumentados em suas casas.

Mas a boa notícia não foi completa porque, na mesma semana, um velho defensor das causas dos imigrantes mudou de lado: Jeff Flake, que pretende disputar uma das cadeiras ao Senado do Arizona, confirmou que já não é tão favorável a uma reforma. Precisamos primeiro dar mais segurança à nossa fronteira, disse o atual deputado federal pelo estado. Ele por várias vezes manifestou seu apoio a alterações na lei imigratória, tendo inclusive patrocinado um projeto ao lado do também deputado Luis Gutierrez (democrata de Illinois), mas está de olho na vaga do Senado e quer o voto dos conservadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário