segunda-feira, 28 de março de 2011

A integração dos imigrantes em Portugal


Portugal tem lidado bastante bem com esta nova realidade que é a imigração, durante muitos anos fomos um país de emigrantes, o normal era serem os portugueses a procurarem noutros países empregos mais bem remunerados e melhores condições de vida e de há uns anos para cá Portugal tem sido também destino de imigrantes e apesar de realmente não estarmos habituados a estes fluxos de imigração a meu ver as iniciativas portuguesas para a integração destas pessoas tem resultado. Dessas iniciativas destaco o ensino da língua portuguesa, a possibilidade de obterem equivalência e exercerem aqui em Portugal a profissão para a qual estudaram no país de origem. A possibilidade e apoio para arranjar casa e a todos os outros apoios dados aos residentes, inclusive no que diz respeito ao acesso à saúde e à educação.


Existem no entanto pessoas que não vêm com bons olhos os imigrantes porque acham que eles nos vêm roubar postos de trabalho e esquecem-se dos nossos que vão para fora. Na minha opinião eles são-nos mais benéficos do que prejudiciais porque é gerada riqueza, apesar deles enviarem grande parte do dinheiro que ganham para o país natal, além disso com eles vêm também novas ideias, novas culturas e mais desenvolvimento humano, não esquecendo ainda o facto da população portuguesa estar a envelhecer, de termos uma baixa taxa de natalidade e dos Portugueses, embora menos, continuarem a sair do pais, a juntar a tudo isto está ainda o facto de que existem profissões que são menos apelativas e que eles se sujeitam tais como serventes de limpeza, serventes de construção civil, pedreiros e trabalhadores agrícolas.

Claro que infelizmente a chamada “escravatura moderna” existe, ainda há pouco tempo saíram várias notícias sobre o caso na comunicação social:

“Quatro romenos foram encontrados num contentor no porto de Bissau, num barco proveniente de Lisboa. Os quatro imigrantes, de idades entre os 27 e os 53 anos, trabalharam quatro meses em Portugal. Tinham pago quatro mil euros a um intermediário para os levar para o Canadá, mas foram enganados e colocados num contentor para a Guiné-Bissau. Embarcaram no início de Fevereiro e, quando perceberam que tinham chegado a terra, puseram-se a bater com martelos nas paredes do contentor. (fonte: Expresso)”

“Dois portugueses e um francês foram detidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), suspeitos de angariação de mão-de-obra ilegal, auxílio à imigração ilegal, extorsão e fomento da prostituição. Os dois portugueses e o francês foram detidos quarta-feira, numa fiscalização a três casas nocturnas em Matos da Ranha, Leiria e Alvaiázere. Identificaram 15 cidadãs brasileiras, das quais seis foram detidas por permanência ilegal em Portugal e uma pelo crime de violação de interdição de entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário