sábado, 26 de março de 2011

Imigração dos EUA deporta cidadã de 4 anos filha de guatemaltecos

Uma cidadã norte-americana de quatro anos, cujos pais nasceram na Guatemala e vivem ilegalmente nos Estados Unidos, foi deportada após retornar de uma viagem de férias ao país centro-americano. O incidente provocou uma onda de críticas entre organizações ligadas aos latinos residentes nos EUA e abriu uma ampla discussão sobre as leis de imigração nos EUA.

Emily Samantha Ruiz estava acompanhada do avô quando foi apreendida pela polícia no aeroporto de Washington. Os dois deveriam ter seguido para Nova York, mas o voo foi desviado. Os oficiais descobriram que o avô da menina havia entrado ilegalmente no país nos anos 1990 e iniciaram o processo de deportação. No entanto, ao telefonar para os pais de Emily, que no momento já sabiam que a filha estava retida, souberam que eles também eram ilegais.

Foi então que, de acordo com o avô de Emily, lhe foram oferecidas duas alternativas: enviar a menina para um centro juvenil, onde ficaria sob custódia do Estado, ou para a Guatemala. O pai de Emily, Leonel Ruíz, de 32 anos, preferiu deixar a menina retornar com o avô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário