terça-feira, 22 de março de 2011

Imigração: Chineses não falam a língua nem convivem com os portugueses mas são os mais bem integrados - estudo




A maioria dos portugueses considera que os chineses são os imigrantes mais bem integrados apesar de não dominarem a língua nem conviverem com os cidadãos nacionais, revela um estudo, que alerta para a perceção de um "legítimo" crescimento de racismo.

Uma equipa de investigadores do Observatório da Imigração analisou o racismo em Portugal estudando os discursos de quatro grupos de diferentes estratos sociais e escalões etários. No final, concluiu que "entre os participantes grassa a convicção de que o racismo tem vindo a aumentar de forma legítima", devido à ideia subjacente de que os imigrantes são responsáveis pelo aumento da criminalidade, do desemprego e da descida dos salários.

Havia ainda a "perceção de que os imigrantes recebem mais apoios sociais do que os portugueses", revela o relatório "Discursos do racismo em Portugal: Essencialismo e inferiorização nas trocas coloquiais sobre categorias minoritárias" divulgado hoje em Lisboa, Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário