domingo, 13 de março de 2011

Coreanos lideram número de vistos de trabalho emitidos no Amazonas

O Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) concedeu 1.164 autorizações para estrangeiros trabalharem no Amazonas no ano passado. Desse total, mais da metade dos vistos foram destinados a coreanos, ultrapassando pela primeira vez o Japão. A informação faz parte do balanço divulgado pela Coordenação Geral de Imigração (CGig), que apontou aumento de 32% nas licenças temporárias, com estada no país de até dois anos, em todo o País.

Do total de 1.164 autorizações concedidas, os trabalhadores da Coreia corresponderam a 591 licenças. Com esse número, o país oriental ultrapassou o número de japoneses autorizados a atuar no Estado. O Japão, segundo gráfico do MTE, liderava o ranking de vistos de trabalho desde 2006. No último ano, os japoneses corresponderam a 245 autorizações, seguidos da China, com 61 licenças, Estados Unidos, 28, e Cingapura, com 26 vistos.

De acordo com o MTE, o número de autorizações para estrangeiros de todas as nacionalidades dobrou no Amazonas, se comparado aos registros de 2009, quando foram concedidas 568 licenças. A maior parte dos vistos em 2010 foram destinados a profissionais de Assistência Técnica por prazo até 90 dias; sem vínculo empregatício, em um total de 631 concessões. Apenas os administradores, diretores, gerentes e executivos com poderes de gestão representaram 38 trabalhadores.

O valor de investimento efetuados por estrangeiros pessoa física no Estado girou em torno de $ 166 mil, até o dia 31 de dezembro de 2010.

O Ministério do Trabalho aponta ainda que o Estado apresentou a quarta maior concentração de licenças emitidas em todo o Brasil no período. Na divisão por estados, primeiro aparece São Paulo, com 25.550. O Rio de Janeiro é o segundo da lista, com 22.371 vistos de trabalho, seguido de Minas Gerais, com 2.644; Amazonas e Paraná, 1.035. (IP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário