terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Preconceito da imigração

O tema que voz trago aqui hoje, surgio a partir de uma palestra que eu estive presente que destacava a imigração no nosso pais, foram discursados os mais diversos temas, mas eu queria salientar aqui apenas o impacto negativo que os meios de comunicação causam na imagem dos imigrantes no nosso pais. Em Portugal as mais variadas notícias tenebrosas que nos fazem chegar até nós, quando o crime envolve imigrantes o mais provavél é que o titulo seja "Brasileiro matou...", "Romeno assaltou...", mas se for um Português eles (média) já não destacam a nacionalidade do criminoso não é verdade ? Bem, na minha opinião isso constrói uma ideia errada que os imigrantes são um género de câncer no nosso país. Todos sabemos que o nosso país beneficia bastante com a imigração, economicamente positivo para o estado, a diversidade de culturas que passa a existir, problemas com a taxa de natalidade são resolvidos... Deparo-me imensas vezes com ideias de que imigração é sinónimo de invasão e exturque mas quando um imigrante Nigeriano com o nome de Obikwelu, ou Nelson Évora Cabo-Verdiano se torna Português e bate recordes pela nossa pátria parece que evaporam todos estes preconceitos, enfim, é demais a hipocrisia. Este pequeno post vem com a intenção de preparar o leitor a perceber os preconceitos ou até mesmo as mensagens preliminares da informação que consumimos diáriamente. Para pessoas racistas ou conformadas que a imigração é um problema grave eu deixo aqui uma frase.
"Dar ouvidos à preconceitos é renunciar à liberdade." (Frei Anselmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário