sábado, 30 de outubro de 2010

Angola anuncia combate a redes de imigração ilegal

O ministro angolano do Interior, Sebastião Martins, anunciou em Luanda o combate às redes criminosas no estrangeiro que facilitam a imigração ilegal em Angola.
Falando no final duma visita à Direcção Central do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Sebastião Martins alertou, quarta-feira, os estrangeiros em situação ilegal a abandonarem o país de forma voluntária, sob pena de serem expulsos nos próximos tempos.
“Queremos passar aqui uma mensagem clara a estes estrangeiros que, enquanto as condições o permitirem e for tempo, trabalhem no sentido de se legalizarem ou então abandonem o nosso país, porque seremos implacáveis com aqueles que hoje escolhem Angola para exercerem atividades nocivas à nossa economia, à sociedade e, naturalmente, criando embaraços à segurança interna do nosso Estado”, frisou.
Sebastião Martins, empossado no cargo no início de outubro corrente em substituição de Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, apelou também aos cidadãos nacionais para se absterem de proteger estrangeiros ilegais, sob pena de serem responsabilizados criminalmente.
Disse que no âmbito dos seus novos desafios o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) irá trabalhar para a mudança rapidamente dos fatores que potenciam a imigração ilegal.
Precisou que tais fatores têm uma atuação concertada criminosa que se organiza a partir do exterior do país, “utilizando o nosso país para buscar condições humanas, sociais e económicas melhores, mas, essencialmente, para dilapidarem os recursos”.
O ministro do Interior sublinhou que tais atos constituem fatores que desestabilizam o país do ponto de vista social, cultural, da tradição religiosa e da segurança interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário