quarta-feira, 27 de outubro de 2010

França deportou mais de 8 mil romenos entre 1 e 17/10

O governo francês anunciou nesta segunda-feira que entre os dias 1 e 17 deste mês deportou 8.601 romenos em situação irregular, ao mesmo tempo que apresentou um programa para a reinserção das pessoas em seu país, que no próximo ano terá um orçamento de um milhão de euros.
O ministério de Imigração francês não quis detalhar quantos dos romenos deportados eram ciganos e assinalou em comunicado que 7.447 tinham deixado a França "de forma voluntária", enquanto os outros 1.154 foram obrigados.
No último dia 15, o mesmo departamento de Imigração tinha assinalado que desde o início de agosto os romenos e búlgaros enviados a seus respectivos países por não ter os papéis em dia somavam 10 mil.
Esses números foram divulgados no mesmo dia em que França decidiu aplicar à sua legislação as normas europeias sobre a livre circulação de cidadãos na União Europeia (UE), como havia sido exigido pela Comissão Europeia em troca de cancelar a abertura de um expediente sancionador.
O ministro de Imigração, Eric Besson, que recebeu hoje o diretor-geral do Escritório Francês de Imigração e Integração (OFII, na sigla em francês), Jean Godfroid, destacou a vontade de seu país de desempenhar "um papel exemplar na reinserção dos cidadãos romenos que estão em situação irregular na França em seu país".
Isso será feito por um programa que possibilitará "um verdadeiro acompanhamento para a reinserção, com a criação duradoura de atividades e empregos" e ao qual poderão aderir as administrações locais francesas.
Besson encarregou Godfroid de organizar uma missão na Romênia nas próximas semanas para estabelecer a cooperação com as autoridades de Bucareste.
A missão servirá também de preparação para uma futura visita do próprio ministro à Romênia, que a partir do próximo 1º de janeiro contará com "um assistente técnico" enviado pela França que trabalhará com o secretário de Estado encarregado da Inserção Social dos Ciganos, Valentin Mocanu.
Na viagem que o ministro francês realizou a Bucareste no dia 9 de setembro, o governo romeno se comprometeu a adotar um plano de integração dos ciganos.
Besson declarou ainda que, com estas iniciativas - e depois que a Comissão Europeia desistiu de processar Paris pelo tratamento dado aos ciganos no último dia 19 -, "a França mostra que tem intenção de seguir sendo o motor da construção progressiva de uma política europeia de imigração, que seja ao mesmo tempo firme e humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário