quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Serviço de imigração usa mídia social para descobrir casamentos arranjados

Memorando do Departamento de Segurança Interna incentiva agentes a checar informações sobre uniões suspeitas
Agora é oficial. Um memorando do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos encorajou seus agentes a se tornarem ‘amigos’ ou ‘seguidores’ – no Facebook e no Twitter, respectivamente – de pessoas que estão aplicando para a cidadania através de casamento com um cidadão, como forma de obter mais informações sobre a veracidade da união. A informação foi divulgada por uma ONG baseada em San Francisco (Califórnia), a Electronic Frontier Foundation, que defende o direito à privacidade nos meios eletrônicos.
A entidade descobriu, através da obtenção de documentos, que o governo americano mantém um programa de monitoramento de redes sociais e sites de internet, incluindo aí também o MySpace. O Centro de Monitoramento de Redes Sociais (SNMC, na sigla em inglês) seria um setor dentro do Departamento de Segurança Interna com a função de investigar casos suspeitos.
Os rumores de que o Serviço de Imigração monitora as mídias sociais não é novo, mas esta foi a primeira vez que há a alegação de um documento oficial sobre o assunto. A advogada da Electronic Frontier Foundation, Jennifer Lynch, criticou a ação do governo, já que o objeto da investigação é um material pessoal. “É antes de tudo antiético”, lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário