domingo, 10 de outubro de 2010

Imigrantes fogem dos países ricos

Pela primeira vez nos últimos 30 anos, a imigração dos países pobres para as nações mais ricas está a diminuir. O estudo levado a cabo pelo Instituto de Políticas Migratórias de Washington aponta como causa a recessão internacional.
Segundo a análise, encomendada pela BBC, os imigrantes - especialmente homens jovens - estão entre os grupos que estão a ser mais afectados pela crise económica mundial.
Em alguns países, a redução no número de imigrantes foi dramática. Espanha recebeu quase 70% menos imigrantes em 2009 do que no ano anterior e na Irlanda o número de imigrantes vindos de novos membros da União Europeia e de países do Leste Europeu caiu cerca de 60% entre 2008 e 2009.
Tanto a Irlanda como a Grécia estão prestes a deixarem de ser países importadores de mão de obra para se transformarem em nações de onde a população sai para encontrar trabalho.
O número de imigrantes ilegais que tentaram entrar na União Europeia pelo mar também caiu: cerca de 40% entre 2008 e 2009, e a tendência é para que continue a cair.
A mesma queda foi registada nos Estados Unidos, tanto na imigração ilegal como na legal. O país emitiu menos 50% dos vistos do que no ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário