quinta-feira, 31 de março de 2016

Projeto de extensão oferece atendimento psicológico a imigrantes e refugiados em Florianópolis

Formalizada no primeiro semestre de 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina, a Clínica Intercultural oferece um espaço de escuta sensível ao encontro entre culturas. Constituídapor professores, psicólogos e alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Clínica Intercultural é um serviço de atendimento psicológico especializado em problemáticas complexas de saúde mental apresentadas por refugiados e imigrantes.
Atividades: Intervenção clínica com populações de refugiados e imigrantes que tenham sido expostos à situações extremas: guerras, genocídios, tortura; que apresentem sintomas severos de estresse psicológico ou de estado de estresse pós-traumático; que expressem esse estresse através de sintomas decodificados culturalmente; que são de origem estrangeira e apresentem problemas de saúde mental ligados à aculturação e à adaptação na sociedade de acolhimento.
Modelo clínico utilizado pela Clinica Intercultural baseia-se no dispositivo intercultural desenvolvido por Jean-Bernard Pocreau e Lucienne Martins Borges no Service d`Aide Psychologique Specialisée aux Immigrants et Réfugiés (SAPSIR®), projeto criado em 2000, na Université Laval, e que, desde de 2014, integra também o Centro de Saúde e de Assistência Social de Québec (Canadá). O modelo clínico baseia-se na coterapia intercultural e as intervenções são realizadas por um grupo de terapeutas de origens culturais preferencialmente diferentes, sob a coordenação de um terapeuta principal. Dentro do possível, os atendimentos são feitos na língua materna do paciente, o que implica na participação de um intérprete/mediador cultural se necessário. A presença do profissional que encaminhou o paciente é necessária no primeiro atendimento.
Os Atendimentos são realizados no Serviço de Atenção Psicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (SAPSI) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Para agendar um atendimento, entre em contato:
Telefone: (48) 3721-8571
miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário