quinta-feira, 17 de março de 2016

Grécia recebeu mais de 1 milhão de imigrantes desde início de 2015


O número de migrantes que alcançaram a Grécia desde o início de 2015 ultrapassou 1 milhão de pessoas, afirmou a agência da ONU para refugiados nesta quarta-feira (16). A maior parte é de refugiados vindos principalmente da Síria, do Iraque e do Afeganistão, com o objetivo de atravessar para outros países da Europa. Entre 1º de janeiro e 14 de março deste ano, 143,6 mil pessoas atravessaram da Turquia para a Grécia, segundo a agência da ONU. Em 2015 inteiro, o país recebeu pouco mais de 844 mil imigrantes, se transformando na principal porta de entrada de refugiados na Europa, muito à frente da Itália e de Malta. Para a agência da ONU, o marco é um lembrete "da necessidade de uma abordagem mais coordenada para gerenciar o fluxo e proteger as pessoas que fogem de guerra e perseguição". Nesta quarta (16), a atriz Angelina Jolie, enviada especial da agência da ONU para refugiados, visitou um acampamento para cerca de 4 mil pessoas próximo a Atenas para tratar da questão.

 "Estou aqui para aprender e conversar com vocês, as agências e o governo para aprender o que está acontecendo, ok?", disse a atriz a um garoto. "Tente ficar firme." ACORDO COM A TURQUIA Os dados apresentados nesta quarta (16) mostram que, nos últimos meses, mudou o perfil de quem chega à Grécia. Em junho de 2015, menos de 30% dos que cruzavam pelo mar eram mulheres e crianças; agora esse percentual subiu para quase 60%. A União Europeia cobrou que os países do bloco cumpram o compromisso de receber os refugiados. "Precisamos ver um aumento substancial nos reassentamentos nos próximos dias e nas próximas semanas", disse Dimitris Avramopoulos, comissário para imigração da UE.

 "Com a situação humanitária na Grécia se tornando mais aguda a cada dia, os Estados membros precisam urgentemente cumprir seus compromissos e prevenir uma deterioração futura da situação." No momento, com o fechamento das fronteiras dos países dos Bálcãs, quase 44 mil pessoas estão retidas na Grécia, vindas da Turquia com o desejo de atravessar para países mais prósperos do continente. O apelo aos países do bloco europeu foi feito na véspera de mais uma rodada de conversas entre líderes do continente e a Turquia, que tentam chegar a um acordo sobre como interromper o fluxo de pessoas que atravessam irregularmente para a Grécia.

Bem Parana 
miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário