quarta-feira, 9 de março de 2016

Migrantes ganham espaço para encontros na Brasilândia, em São Paulo-SP

Migrantes nordestinos, bolivianos, haitianos, africanos, etc. ganharam um novo espaço para encontros, celebrações, cursos de língua portuguesa, festas e outras atividades socioculturais. Trata-se de uma iniciativa da Paróquia Santa Cruz de Itaberaba que passa a contar com uma equipe da Pastoral dos Migrantes.

No domingo (06 de março), a nova equipe de pastoral realizou o 1º Encontro com a presença de imigrantes latino-americanos e nordestinos que vieram conhecer seu novo espaço de convivência na Brasilândia. A equipe destacou que a Pastoral do Migrante quer ser uma presença solidária e fraterna junto às comunidades migrantes.

O Pe. Airton disse que a paróquia Santa Cruz de Itaberaba muito se alegra em acolher a Pastoral do Migrante no seio e que este é um sinal vivo de que é importante sairmos de nós mesmos para irmos ao encontro do outro. E o Pe. Antenor, da paróquia Nossa Senhora da Paz (Missão Paz), também participou do encontro e disse que o nascimento da nova equipe de pastoral é um passo corajoso, bonito, em direção à inclusão dos migrantes na vida comunitária.

Foram feitas leituras bíblicas que destacaram a dignidade, os valores e os desafios do povo de Deus migrante. Jesus foi um migrante desde o seu nascimento.
Tudo isso foi animado com músicas que o grupo de jovens da paróquia tocou e cantou, enquanto os participantes saboreavam quitutes e iguarias (bolos, pãezinhos com carne, doces e sucos de frutas). Ainda tiveram causos, cantoria e relatos livres dos participantes, dentre eles, representantes do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM.

A equipe da pastoral do migrante é formada por dez pessoas, sendo cinco mulheres e cinco homens. Eles oferecem cursos de língua portuguesa, orientações e encaminhamentos gerais aos migrantes que moram ou trabalham na Brasilândia. O atendimento dessa equipe será de segunda a sábado, no horário comercial, na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba (Avenida Itaberaba, 2093, Brasilândia, São Paulo-SP).


Texto Jose Carlos Pereira

Fotografia Patricia Rivarola

miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário