quinta-feira, 3 de março de 2016

10 mil ordens de deportação de crianças Centro americanas

Crianças centro-americanas desacompanhas dormem no centro de detenções de imigrantes em Brownsville (TX) (Foto: RevealNews.org)

Desde janeiro desse ano, as autoridades migratórias tentam cumprir as ordens de deportação emitidas em nome de milhares de menores indocumentados

As 55 Cortes de Imigração nos EUA emitiram 10.142 ordens de deportação em nome de crianças centro-americanas que entraram clandestinamente e desacompanhadas no país desde 2014. Entre elas, segundo dados do Escritório Executivo de Revisões Migratórias do Departamento de Justiça, 8.912 delas foram emitidas “em ausência”.

Ativistas defensores dos direitos dos imigrantes alegam que na última semana de janeiro agentes federais começaram a deter homens e mulheres com perfis específicos: Jovens centro-americanos que entraram clandestinamente nos EUA na infância e que agora têm mais de 18 anos. “O Departamento de Imigração (ICE) está sem sombra de dúvidas esperando que eles se tornem adultos para prendê-los. Este é o perfil de todos os jovens que foram presos em Charlotte (NC)”, disse Anna Miriam Carpio, do grupo União Salvadorenha, que ajuda as famílias afetadas pelas detenções.

“A Carolina do Norte tem sido uma espécie de laboratório para a forma como os agentes federais de imigração em outros estados lidarão com os jovens desacompanhados salvadorenhos, hondurenhos e guatemaltecos que chegaram a esse país”, acrescentou Anna.

José Hernandez Paris, diretor executivo da Coalisão Americana Latina em Charlotte, disse que durante um encontro com representantes do ICE os ativistas pediram às autoridades para não prenderem os jovens em para de ônibus escolares a caminho das aulas, mas os agentes sempre se referiam aos jovens como “adultos” e se recusavam a chama-los de “estudantes”.

“Essa cidade não deveria tolerar estratégias que colocam os menores em perigo e isolam toda uma comunidade que se tornou parte integral dela”, comentou José, acrescentando que entre 15 a 20 alunos da escola secundária em Charlotte estão na mira do ICE para deportação.

A meta do ICE desde o início de 2016 tem sido o cumprimento das ordens de deportação o mais rápido possível de forma que envie uma mensagem aos países centro-americanos sobre o destino inevitável daqueles que planejam entrar nos EUA clandestinamente. “Há um mês, desde que o ICE começou a deter jovens nas ruas, as vizinhanças hispânicas sofreram terror e angústia constantes”, disse Byron Martinez, da ONG United We Stand, com sede em Gaston County, na Carolina do Norte.

Brasilian Voice 


Nenhum comentário:

Postar um comentário