segunda-feira, 7 de março de 2016

"Nós os outros" propõe reflexão sobre a imigração


Joaquim explica que esse trabalho foi inspirado numa fotografia que viu no jornal, mostrando um muto: de um lado os africanos tentando escalar para entrar na cidade e de outro jogando golfe - 

Desde os primórdios o ser humano se desloca pela Terra. Pode ser daí que veio o termo de que "somos todos cidadãos do mundo", mas de onde vem a posse dos espaços que deveriam ser de todos? Como proibir que alguém habite determinado lugar? Como uma pessoa se sente quando lhe é negado o direito de liberdade de ir e vir? Para propor reflexões sobre a imigração e principalmente sobre os limites entre o eu e o outro, é que os artistas plásticos Letícia Barreto e Joaquim Marques realizam no Sesc Sorocaba até o dia 1º de maio a exposição Nós os outros, seguida de uma série de ações educativas como oficinas de artes visuais, bate-papo com imigrantes e encontro de diálogo inter-religioso. Algumas atividades serão realizadas em parceria com Regina Proença. 

Natural de Sorocaba, Letícia, que estudou Artes Plásticas no Instituto Lorenzo de Medici, na Itália, e morou por seis anos em Portugal, onde fez mestrado em Artes Visuais, afirma que o fato de ter experienciado a imigração a ajudou a criar consciência sobre o que é ser "o outro". "Mais importante pra mim é entender a dificuldade em lidar com a diferença. Nosso projeto fala não apenas da imigração, mas também envolve questões éticas e raciais. No fundo, é sempre essa dificuldade de lidar com aquilo que não é igual a nós mesmos, isso é humano, mas é necessário pensar de forma diferente", diz ela. 

Daniela Jacinto
Cruzeiro do sul
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário