terça-feira, 1 de março de 2016

Migrantes contribuem para as nossas sociedades

A promessa da Agenda 2030 é que uma migração e uma mobilidade bem geridas beneficiam os migrantes e suas famílias, bem como os países de origem e de destino. Estados exortados a trabalharem em conjunto para que esta «promessa se torne uma realidade»


«Não me lembro de uma época em que a questão do deslocamento em massa, dos refugiados e dos movimentos migratórios tenha sido colocada de forma tão premente na agenda da comunidade internacional como hoje», apontou o secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, falando no encontro Diálogo Internacional sobre Migrações de 2016. 

Jan Eliasson disse que o número de migrantes internacionais que residem fora do seu país de nascimento ou de cidadania subiu cerca de 170 milhões, em 2000, para quase 250 milhões, em 2015 - um aumento de 41 por cento. Sete em cada dez migrantes internacionais residem em países com rendimentos elevados. 

«Sem a migração, a população da Europa teria caído nos últimos 15 anos. Geralmente, é preciso reconhecer que os migrantes e os refugiados contribuem para as nossas sociedades. Temos a obrigação de combater a narrativa negativa que caracteriza o presente discurso público», rematou Eliasson.

Fátima Missionaria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário